5 de julho de 2014

Conceitos básicos da Parasitologia.

A Parasitologia é a ciência que vai estudar os parasitas e como eles se relacionam com o hospedeiro. A parasitologia vai englobar os filos... thumbnail 1 summary
A Parasitologia é a ciência que vai estudar os parasitas e como eles se relacionam com o hospedeiro. A parasitologia vai englobar os filos Protozoa (protozoários), do reino Protista e Nematoda e Platyhelminthes (platelmintos) e Arthropoda (artrópodes), do reino Animal.
A maioria de nós já estudou, desde o ensino fundamental, alguns conceitos básicos de Parasitologia; mas muitos deles ficaram no esquecimento. Por isso, que tal relembrarmos?




AGENTE ETIOLÓGICO
Esse pode causar ou originar uma doença; Um vírus, uma bactéria, um fungo, um protozoário e um helminto são considerados parasitas.


ENDEMIA
Quando acontece um número de casos esperado de uma determinada doença em certa população, em um determinado espaço de tempo.


DOENÇA ENDÊMICA
É quando se nota uma incidência constante de determinada doença por vários anos. Ou seja, nota-se um equilíbrio entre a doença e a população.


EPIDEMIA
Quando os casos de uma doença ultrapassem o número esperado – ou seja, o número acostumado a acontecer – ocorre uma epidemia.


INFECÇÃO
Quando agentes patogênicos microscópicos invadem um organismo denominamos infecção.


INFESTAÇÃO
Igualmente à infecção, a infestação é também a invasão de agentes patogênicos; mas nesse caso, os agentes são macroscópicos.


VETOR
É aquele organismo que tem a capacidade de transmitir agentes infecciosos. Esses agentes infecciosos podem ou não se desenvolver no vetor.


HOSPEDEIRO
É o organismo que dá as condições necessárias para a sobrevivência do parasita. Ou seja, o hospedeiro é o habitat para o que nele se instala.


HOSPEDEIRO DEFINITIVO
Quando o parasita vive a fase da maturidade e a fase de atividade sexual em um hospedeiro, chamamos o hospedeiro de definitivo.


HOSPEDEIRO INTERMEDIÁRIO
Aquele que mantém o invasor quando ainda é larva ou ainda em fase assexuada.


PROFILAXIA

Tudo que envolver o tratamento, a prevenção e as medidas para erradicar as doenças, visando o bem estar dos seres vivos. 

Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

4 comentários