Como surgiu a microbiologia?


Podemos dizer que a microbiologia teve seu início quando o homem aprendeu a polir lentes que eram feitas de peças de vidro, combinadas entre si, produzindo assim um aumento superficial que possibilitou os olhos humanos enxergar os microrganismos.
Vale a pena ressaltar que, já no século XIII, Roger Bacon insistiu que as doenças eram causadas por seres invisíveis; tal insistência foi também feita por Fracastoro de Verona (1483-1553) e por Von Plenciz, em 1762; mas todos eles, por não conseguirem provar, foram desacreditados.



Quem primeiro viu as bactérias e protozoários e relatou suas observações com descrições e desenhos foi o holandês Antony Van Leeuwenhoek (1632-1723).

Em 1828, o alemão C.G.Ehrenberg introduziu o termo bactéria do termo bacterium, para denominar genericamente certos tipos bacterianos representativos. Deriva-se da palavra grega que significa “pequeno bastão”. Já a palavra micróbio vai ser introduzida somente em 1878 por um cirurgião da França chamado Charles-Emmanuel Sedillot.





Olá, meu nome é Joel de Sá.
Caso a informação que você acabou de ler foi útil para você, peço gentilmente que se inscreva no meu Canal no Youtube.
Desde já, agradeço.





Nenhum comentário