4 de fevereiro de 2014

Qual exame detecta leucemia?

Antes de conhecer o exame que detecta leucemia, vamos a um breve entendimento da doença em questão. Quando falamos de leucemia, estamos fa... thumbnail 1 summary
Antes de conhecer o exame que detecta leucemia, vamos a um breve entendimento da doença em questão. Quando falamos de leucemia, estamos falando de um grupo de cânceres que afetam os leucócitos, também conhecidos como células brancas do corpo. Se você quiser saber mais sobre os leucócitos leia O QUE É LEUCÓCITOS? 



Onde se desenvolve a leucemia? 

A leucemia começa a se desenvolver na medula óssea, na fábrica das células do sangue que são as hemácias, leucócitos e as plaquetas. O que acontece na leucemia é que a enfermidade faz com que a medula óssea produza um número exagerado de células brancas e com esse excesso, células muito jovens, conhecidas como blastos, vão parar na corrente sanguínea. Assim  surgem problemas como infecções, sangramentos e anemias agudas. 


Qual exame detecta leucemia? 

O primeiro exame que dá um indício de que a medula óssea não está funcionando bem é o HEMOGRAMA COMPLETO. Para saber mais sobre ele, leia PARA QUE SERVE O HEMOGRAMA COMPLETO?. Através do hemograma, o médico fica sabendo se existem células jovens (blastos) na corrente sanguínea do paciente e tem nas mãos as quantidades de leucócitos, hemácias e plaquetas. Muitas pessoas descobrem que tem a doença através do hemograma. 
Depois que o médico suspeita de leucemia, pede então o mielograma,exame que é feito através de material colhido da medula óssea, para confirmar a doença.  
Para ficar sabendo mais sobre a doença, leia Leucemia: tudo sobre a doença.

Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

Nenhum comentário

Postar um comentário