6 de janeiro de 2014

POR QUE ARRUMAR EMPREGO É TÃO DIFÍCIL?

Você está terminando o curso, o estágio está quase acabando, o que é que vem na cabeça? Emprego. O que lhe dar força é o sonho de consegui... thumbnail 1 summary
Você está terminando o curso, o estágio está quase acabando, o que é que vem na cabeça? Emprego. O que lhe dar força é o sonho de conseguir entrar em uma firma e realizar as tarefas que aprendeu no curso e no estágio. Tem gente que pensa até mesmo no primeiro salário, nos benefícios, etc. Mas aí, com o diploma em mãos, você espalha vários currículos e nada de surgir uma vaga. 
O mercado de trabalho brasileiro possui algumas características que atrapalham bastante a vida do trabalhador. Eis algumas delas:



1- Falta de experiência.


Quem nunca leu um determinado anuncio de emprego e ficou interessado com o salário e os benefícios até chegar na frase: exige-se experiência de no mínimo um ano na carteira. Parece que um balde de água gelada cai nas costas!  A pessoa saiu do curso e do estágio está louca para trabalhar, mas por não ter trabalhado na profissão, não pode se candidatar a vaga. Isso mostra que as empresas têm pressa, não querem ensinar, não querem perder tempo. Porém, as pessoas investiram tempo, dinheiro, e precisam de uma primeira oportunidade. 
É direito da firma exigir experiência, porém não concordo que seja na carteira. Que tal saber se o candidato fez cursos extracurriculares? Onde fez o estágio? Qual foram as notas no curso? Que tal buscar informações sobre o candidato? Carteira assinada não quer dizer nada. 

2- Indicação


Se você trabalha na área laboratorial há algum tempo sabe que muitas contratações ocorrem por meio da indicação. Tem uma vaga na empresa, você chega na chefia e indica um amigo que conhece e trabalha bem. Mas até que ponto isso ajuda ou atrapalha alguém? Ajuda quem está há anos no mercado laboratorial, porém para aqueles que estão começando dificilmente ajuda. Pois, quem indica alguém em início de carreira? Pode acontecer, mas é difícil. 

3- Localização


Quem está começando está disposto a trabalhar até em Marte! O cara diz: Eu saio até mesmo três horas da manhã, pego cinco ônibus, dois trens, barca... Mas as firmas não querem pagar mais de duas passagens. E é aqui que muita gente fica impedida: Morar longe da firma. 
Quer trabalhar hoje mesmo?

4- Sexo


Pode parecer um absurdo, mas tem firmas que ainda preferem homens, pois acham que eles faltam menos que elas! "Mulheres têm filhos e filhos ficam doentes." Não vou nem comentar esse absurdo. 

As características acima mostram as dificuldades que "muitos" enfrentam. Inclusive quem está a procura do primeiro emprego. Meu conselho para quem entrou 2014 desempregado: ]
Não desista de procurar, não deixe de entregar currículo, aproveite o tempo livre para estudar, dar uma relembrada nos assuntos e tenha fé que vai dar tudo certo. 
Bom, obrigado por frequentar o blog. Não esqueça de curtir a nossa página (clique AQUI). 

Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

2 comentários

  1. Muito boa essa postagem! Retrata claramente essa infeliz e ultrapassada realidade do Brasil... Minha esperança é que muitos leiam esse texto, principalmente os donos das empresas, que podem nos ajudar, espero que eles compreendam que para existirem pessoas com experiência e qualificadas é necessário que alguém lhes deem a primeira oportunidade, pois nenhum de nós nascemos sabendo tudo, mas estamos dispostos a aprender, e é isso que nos diferencia :)

    ResponderExcluir
  2. Eu quero saber porque essas empresas ernormes precisam de experiência tipo lojas redes a ricardo eletro ou casas bahia ... eu queria saber mesmo ....

    ResponderExcluir