23 de janeiro de 2014

Higienização das mãos: Simples e Antisséptica.

Muitas profissionais da área hospitalar cometem um erro que não deveriam cometer: com o tempo, acabam esquecendo um ato tão simples que po... thumbnail 1 summary
Muitas profissionais da área hospitalar cometem um erro que não deveriam cometer: com o tempo, acabam esquecendo um ato tão simples que pode prevenir muitas doenças, inclusive a propagação de infecções; não podemos esquecer que as mãos é a principal via de transmissão de microrganismos durante o atendimento aos pacientes. 
Bom, antes de tudo, vamos entender a diferença da HIGIENIZAÇÃO SIMPLES e HIGIENIZAÇÃO ANTISSÉPTICA.  


Higienização simples

Aqui, vamos utilizar água e o sabão simples. Esse sabão possuem atividade detergente e assim vai remover das mãos gorduras, sujeiras e substâncias das mãos. Mesmo que esse procedimento não elimine os micróbios das mãos, pois não é uma atividade antimicrobiana, seu uso vai remover muitos microrganismos.   


Higienização antisséptica 

Nessa higienização vamos utilizar a água e também o sabão contendo antisséptico. E quais são os antissépticos mais comuns? Bom, os mais utilizados na área hospitalar são os alcoóis, clorexidina, composto de iodo, iodóforos e também triclosan. Depois da higienização antisséptica os microrganismos patogênicos das mãos serão eliminados. 

Quando é necessário higienizar as mãos? 



Agora que você já sabe "como", é hora de saber "quando". Vamos lá? 

HIGIENIZAÇÃO SIMPLES

  • Todas as vezes que você chegar e sair do setor, você utilize a higienização simples. Até porque é nessas horas que você encontra os amigos nos corredores e cumprimenta daqui, abraça dali, aperta uma mão lá...
  • Antes e depois de ir ao banheiro você pode utilizar a higienização simples. lavar as mãos somente após utilizar o banheiro pode ser perigoso, principalmente os homens. 
  • Antes e após as refeições você pode utilizar a higienização simples. Quem nunca por descuido não comeu aquele biscoito da vaquinha sem antes lavar as mãos? Pois é , mas é perigoso! 
  • Todas as vezes que retirar as luvas utilizadas na coleta. Lavando as mãos de forma simples, você remove o talco das mãos. E cá entre nós... o talco chato! 
  • E claro, devemos utilizar a higienização simples antes de utilizar a higienização antisséptica. 

HIGIENIZAÇÃO ANTISSÉPTICA

  • Você utilizará a higienização antisséptica todas as vezes que for necessário ter contato com o paciente. 
  • E sempre que tiver contato com fluídos corporais e ser exposto à sangue. Não basta lavar as mãos de forma simples; nesses casos, todo cuidado é pouco.

Bom, espero ter ajudado com mais uma postagem. Se você quiser, compartilhe com seus amigos esta postagem. Informação nunca é demais, ainda mais quando previne doenças.

Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

Nenhum comentário

Postar um comentário