3 de janeiro de 2014

Biomédica pode assumir vaga de técnico em Patologia Clínica: Vergonha!

Primeiro, vamos a notícia:  A 7ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo garantiu a uma biomédica o direito de ass... thumbnail 1 summary
Primeiro, vamos a notícia: 
A 7ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo garantiu a uma biomédica o direito de assumir o cargo de técnica em Patologia Clínica após aprovação em concurso público na cidade de Campinas, mesmo sem possuir a formação exigida no edital.
A Secretaria Municipal de Recursos Humanos havia negado a posse sob o argumento de que a formação escolar da candidata era incompatível com a exigida no edital — conclusão de ensino médio e de ensino profissional em Patologia Clínica, além de comprovação de registro profissional.
A autora da ação alegava que tinha formação superior em Biomedicina e, portanto, estaria apta para o exercício da função. Conseguiu em primeira instância o direito à posse, mas a prefeitura recorreu ao TJ-SP pedindo a reforma da sentença.
O voto do relator do recurso, desembargador Luiz Sergio Fernandes de Souza, destacou que uma das disciplinas que integram a grade curricular do curso de Biomedicina é a Patologia. “Há de se ter em conta que a formação universitária inclui até mesmo estágios supervisionados no campo de Técnicas Microscópicas e Processos Patológicos, como se colhe da documentação juntada aos autos”, disse.
O desembargador também mencionou que a impetrante comprovou a realização de 534 horas de estágio em laboratório no Centro Universitário Hermínio Ometto, e, ainda, seu registro no conselho de classe. “Não bastasse, o Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região, em ofício expedido em 20 de março de 2013, declara que a impetrante se encontra apta ao exercício da Patologia Clínica.”
Da turma julgadora participaram os desembargadores Magalhães Coelho e Coimbra Schmidt. O julgamento, que teve votação unânime. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-SP.
fonte: SITE CBN 
OPINIÃO:
Não vou discutir se biomédicos podem ou não trabalhar como técnicos, mas quero salientar que o Edital foi feito para ser seguido à risca. caso contrário, acaba prejudicando outros. Se no edital exigia Curso Técnico em Análises Clínica, o cara ou a "cara" pode ser médica, enfermeira, farmacêutica, mas se não tiver o curso técnico não pode assumir. 
Mas claro que alguns biomédicos irão dizer que sua formação é superior, que estudam as matérias das análises clínicas... Mas e o edital? O que diz? Se é concurso pra técnico, ou tem o curso técnico ou está fora. 
Bom, mas pelo caso, a biomédica vai assumir, no lugar de um técnico, mostrando mais uma vez que a nossa profissão está caindo no descaso total. 
Galera, vamos abrir os olhos, pois querem acabar com a profissão técnico em análises clínicas. Daqui há pouco seremos todos auxiliares, com salários menores do atual! confira a matéria em http://www.cbnfoz.com.br/editorial/direito/29122013-68987-biomedica-pode-assumir-vaga-de-tecnico-em-patologia-clinica.


Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

6 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sou biomédico e concordo, em partes, com a opinião do autor da matéria. Se está no edital, deve ser seguido. Há casos em que realmente devemos entrar com recurso, como por exemplo quando é liberado vaga para Farmacêutico Bioquímico atuar em Análises Clínicas e não há vagas para Biomédicos.

    Em relação a "extinção" da profissão de técnicos em AC ou PC, amigo, precisamos e muito dos seus serviços. São atividades complementares e estamos todos no mesmo barco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada de atividades complementares, o que é o biomédico entre os farmacêuticos e técnicos?...conquistem seus espaços sem invadir o dos outros...especializem-se.

      Excluir
  3. Mudar a regra depois do jogo iniciado vale?
    O edital existe para ser cumprido.
    Assim é fácil. Seguindo a lógica, então eu Farmacêutico estudei Imunologia Clínica na graduação, fiz estágio em Imunohematologia logo posso fazer concurso e assumir vaga destinada a Médico com perfil Imunohematologista.
    Neste exemplo estou certo de que o CRM iria intervir.
    Fica a dica!

    ResponderExcluir
  4. Mudar a regra depois do jogo iniciado vale?
    O edital existe para ser cumprido.
    Assim é fácil. Seguindo a lógica, então eu Farmacêutico estudei Imunologia Clínica na graduação, fiz estágio em Imunohematologia logo posso fazer concurso e assumir vaga destinada a Médico com perfil Imunohematologista.
    Neste exemplo estou certo de que o CRM iria intervir.
    Fica a dica!

    ResponderExcluir
  5. andré deixa de ser burro e vai estudar imunohematologista e especialização como microbiologista e etc
    O que questionado e o nível de conhecimento

    ResponderExcluir