17 de dezembro de 2013

QUAL A COMPOSIÇÃO DO SANGUE E SUAS FUNÇÕES?

O sangue é um tecido conjuntivo, líquido, e que faz parte do sistema circulatório. Ele é produzido na medula óssea vermelha. O sangue é fo... thumbnail 1 summary
O sangue é um tecido conjuntivo, líquido, e que faz parte do sistema circulatório. Ele é produzido na medula óssea vermelha. O sangue é formado por três tipos de células: hemácias, também conhecida como células vermelhas ou eritrócitos, leucócitos que também são conhecidos como células brancas, e por último as plaquetas que são restos de uma célula conhecida como megacariócito. O sangue é um dos elementos do sistema circulatório, se juntando ao coração e as veias, artérias e capilares. Vamos ver nesta postagem que o sangue é fundamental para os vertebrados e invertebrados, e sem ele é impossível viver. 

COMPOSIÇÃO DO SANGUE

Como já mostramos acima, as hemácias, os leucócitos e as plaquetas compõem o sangue, sendo responsável por 33% de seu volume total. O plasma sanguíneo e responsável por 66%. E o plasma é uma substância líquida viçosa, amarelado. É através do plasma que fluem as células que já mostramos. Ele é composto por água (93%). Por isso é importante que estejamos sempre hidratados. E os outros 7% é formado por oxigênio, glicose, proteínas, hormônios, vitaminas, gás carbônico, sais minerais, aminoácidos, lipídios, uréia, etc.  


FUNÇÃO DAS CÉLULAS SANGUÍNEAS 

Vamos estudar um pouco sobre as funções das três células sanguíneas. Pois cada uma dela possui uma função muito importante para o corpo. E para todas as células sanguínea, existe uma quantidade, um valor de referência. E qual é o exame que vai medir essas células? O conhecido HEMOGRAMA. Eu até aconselho você que leia PARA QUE SERVE O HEMOGRAMA COMPLETO? 



HEMÁCIAS 

A função principal das hemácias é a oxigenação do corpo. São compostas basicamente por globulina e hemoglobina.( 4 moléculas proteicas de estrutura terciária e 4 grupamentos heme que contém o ferro).
As hemácias nas artérias são ricas em oxigênio. Já nas veias, são ricas em gás carbônico. Então passam pelos pulmões e retornam ao coração ricas em oxigênio novamente. 


LEUCÓCITOS

Os leucócitos são responsável pela proteção do corpo. É o exercito que nos protege contra os corpos estranhos, exemplo: bactérias, vírus, fungos, etc. São cinco tipos de leucócitos, divididos em duas classes: Granulados e não-granulados. Os granulados são: Basófilos, eosinófilos e neutrófilos. Os não-granulados são: monócitos e linfócitos. E cada um faz exercer uma função diferente. Quer saber mais sobre os leucócitos? Leia O QUE É LEUCÓCITOS? 


PLAQUETAS

As plaquetas são restos celulares e sua função é a coagulação sanguínea. Quanto ocorre um rompimento de veias, artérias e capilares, as plaquetas são uma das primeiras a chegar no local do rompimento para fazer uma parede e parar o vazamento de sangue. Por isso que quando alguém está com dengue hemorrágica precisa de muito cuidado, pois suas plaquetas certamente estarão muito baixas. Assim, o melhor é a hidratação e repouso total. 




CONCLUSÃO

Espero que tenha gostado da postagem. Pois mais uma vez fizemos uma abordagem sobre o líquido vermelho que é tão importante para o homem, para os animais e até mesmo os insetos. Se gostou, curta a nossa página AQUI, e nos deixe um comentário.


Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

Nenhum comentário

Postar um comentário