O QUE É O EXAME PSA?


O PSA é uma substância produzida na próstata, uma glândula que faz parte do órgão genital masculino. No sangue, existe uma quantidade de PSA que é considerada normal: até dois e meio. Agora, quando o exame apresentar um resultado acima desse valor, pode indicar ao médico uma lesão celular na próstata.

Segundo estudos, 75% dos casos de PSA alterados, é motivado por infecções, inflamações e até mesmo trauma na glândula masculina. Porém, 25% dos casos representam câncer de próstata. Logo, a principal função do PSA é ajudar o clínico na decisão de fazer ou não uma biópsia do paciente.






O exame PSA é realizado através de uma amostra sanguínea, colida do paciente pela manhã e existem vários fatores que devem ser observados, como por exemplo, o paciente deve estar em jejum, não ter feito esforço nos dois últimos dias, não ter tido relação sexual, etc.

E um exame que anda lado a lado com o PSA é o exame do toque, sendo este muito importante e que devem ser feito em homens maiores de 40 anos que tenham casos de câncer na família e em homens com mais de 50 anos. 

Em se tratando de câncer de próstata, o melhor é a prevenção através do PSA e do exame do toque, pois como esse tipo de câncer é bastante silencioso, quando dar sinal, já pode ser tarde demais para um possível tratamento. 




Olá, meu nome é Joel de Sá.
Caso a informação que você acabou de ler foi útil para você, peço gentilmente que se inscreva no meu Canal no Youtube.
Desde já, agradeço.





Nenhum comentário