15 de agosto de 2013

Ordem dos Médicos aponta análises clínicas como culpada por erros em tratamento de doentes.

Aqui fica a opinião de um técnico em análises clínicas que, ao ler uma reportagem no Correio da Manhã, com o título " Dados falsos em... thumbnail 1 summary
Aqui fica a opinião de um técnico em análises clínicas que, ao ler uma reportagem no Correio da Manhã, com o título "Dados falsos em análises clínicas", resolve falar um pouco sobre a matéria publicada. Vamos a ela: 



Há doentes que estão a ser tratados a doenças muito graves (casos de leucemias e outros tipos de cancro no sangue) quando as não têm. Este problema acontece porque as análises clínicas que fizeram deram resultados falsos.
A denúncia parte da Ordem dos Médicos, que já fez chegar as preocupações ao Ministério da Saúde.
A Ordem considera que o problema ocorre porque a tutela alterou as regras dos convencionados: quem ganha os concursos públicos são os laboratórios e clínicas que praticam um preço mais baixo.
Para realizarem os meios de diagnóstico a um preço reduzido, os laboratórios veem-se obrigados a baixar a qualidade dos materiais utilizados nas análises clínicas e nos exames de diagnóstico.
Miguel Guimarães, da Ordem dos Médicos, mostra-se preocupado e diz que os profissionais têm de estar muito atentos ao problema. "Os estabelecimentos estão a reduzir nos custos da manutenção dos equipamentos e na despesa dos materiais em geral e depois surge o problema da diminuição da qualidade do serviço."
Pelo que podemos observar, a Ordem dos Médicos está preocupada, pois muitos pacientes são tratados de forma incorreta por causa de laudos com resultados falsos.  Então fica claro o que muitos médicos não assumem: O laudo laboratorial tem um grande peso no tratamento do doente. Aqui cai a balela de que a clínica é soberana. Se fosse soberana, não ficariam tão dependentes de exames laboratoriais e outros. 
A Ordem joga a culpa nos laboratórios desqualificados que ganham licitações. Da mesma forma que laboratórios despreparados estão ganhando licitações, médicos incompetentes e sem experiência estão passando em concursos ou sendo contratados. Ou seja, estamos diante de um problemas de saúde que envolve vários fatores, agora jogar a culpa nas análises clínicas é fácil, pois é sempre menos trabalhoso, não é mesmo doutores? 
Fica claro que a Ordem Médica acusa laboratórios que por cobrarem um preço menor pelos exames, compram materiais de segunda e daí os erros. Ao meu ver, um laboratório que produz laudos falsos, seja qual for o motivo precisa ser punido pela lei.

Mas o que me deixa indignado são muitos médicos altamente dependentes dos exames laboratoriais, declarando-se deuses da cura, mais na hora que o bicho pega, jogam a culpa em outros. 


Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

Nenhum comentário

Postar um comentário