8 de junho de 2013

Por que médico têm letra feia?

Que médicos têm letra feia - muitos deles, mas não incluo todos - nós do laboratório que o digamos! É cada pedido mais terrível que o out... thumbnail 1 summary

Que médicos têm letra feia - muitos deles, mas não incluo todos - nós do laboratório que o digamos! É cada pedido mais terrível que o outro. E isso atrapalha muito o nosso trabalho, pois muitas vezes precisamos sair do laboratório, ir atrás do médico ou de uma pessoa da recepção que possa descobrir de alguma forma o garrancho no papel. 
Mas por que será que médico têm a letra tão feia? 

Opinião de médico

Sabe que encontrei um texto sobre isso, escrito por um médico. Bom, então, se é deles que estamos falando, vamos ver o que o Doutor Leonardo diz em seu blog:

"(...) boa parte escreve mal desde antes da faculdade — imagino que o mercado de trabalho colabore em muito para piorar a letra."

O Doutor Leonardo mostra uma pesquisa que diz: 71% dos médicos trabalham em duas ou mais atividades (“empregos”) e 59% dos médicos trabalham 41 a 100 horas por semana. 

"(...) Então, além de estar sempre com pressa, e ter que escrever muita coisa em cada consulta, o médico típico está sempre cansado. Difícil é escrever bonito com uma carga de trabalho dessas!"

Por que médico têm letra feia?


Revista Super Interessante 

"Caligrafia ruim pode fazer mal à saúde.(...)" Tomei um susto quando li, pois minha letra não é lá essas coisas - e olha que nem sou médico. Segundo a edição de maio de 2009, Só em 2007, o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas registrou 1 853 casos de intoxicação por erro de administração (remédios ou doses erradas).Desses, estima-se que 10% sejam por "garrancho médico". 

 Florisval Meinão, da Associação Médica Brasileira.

"Os estudantes têm de anotar muitas coisas muito rápido durante quase 10 anos de formação. Não há caligrafia que resista"


Resumindo...

Independente do motivo que leva os doutores a escreverem de forma que outros profissionais não consigam entender não importa; o que realmente precisa ser feito é encontrar uma solução e ela está ligada ao bom senso e responsabilidade. Independente do cansaço, da letra feia, da faculdade, etc, se escrever de forma legível vai evitar erros e não atrapalhar o serviço de outros profissionais, então vou me esforçar para escrever melhor. 


Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

Nenhum comentário

Postar um comentário