2 de maio de 2013

Plantonista ou diarista? Eis a questão.

A maioria dos técnicos em análises clínicas já esteve nessa encruzilhada. Ser diarista tem suas vantagens, assim como plantonistas, em  ... thumbnail 1 summary

A maioria dos técnicos em análises clínicas já esteve nessa encruzilhada. Ser diarista tem suas vantagens, assim como plantonistas, em  partes, não saem perdendo. Logo, vamos analisar as vantagens e desvantagens de ambas as escolhas. Claro que durante o percurso profissional, acredito eu que a maioria de nós experimentara ser diarista e plantonista.
Talvez, a maior vantagem que um diarista possui são os finais de semanas e feriados livres; sem contar os feriadões como carnaval, natal, ano novo e outros. E o plantonista? No sistema 12x36, o funcionário tem o dia seguinte livre, podendo resolver inúmeras questões que no caso do diarista, precisa pedir licença no serviço.

Porém, nada é flores e já vi plantonista reclamando de plantões e diaristas reclamando do seu sistema.

O que tenho visto que, o trabalhador plantonista, visando melhorar sua renda, arruma outro emprego e aí, o cansaço bate, vem a fadiga, daqui a pouco, acaba-se vendo que o dinheiro a mais tem sido prejudicial em todos os aspectos.
O diarista reclama muito que, trabalhando todos os dias, não pode arrumar outro e o salário de um só é curto demais.

Podemos então perceber que “se ficar o bicho pega, se correr o bicho come.” E qual seria a solução mais plausível?

Está na hora da classe ser mais valorizada, receber salários melhores; assim, não haverá a necessidade de se trabalhar em dois, três, para ganhar um salário melhor. Não preocuparia ao técnico ter que trabalhar todos os dias, contanto que recebesse bem; o plantonista teria mais tempo para descansar, trabalhando em um só e podendo pagar suas contas com tranquilidade.  

Claro que, mesmo com salários melhores, ainda teríamos técnicos com dois, três empregos. Mas aí, seria uma opção da pessoa e não uma obrigação indireta como acaba sendo hoje em dia.


Bom, é isso. Siga o blog na sua lateral direita, curta a postagem abaixo e quem sabe, deixe seu comentário. E aí, o que você prefere: Ser plantonista ou diarista? Tem uma sugestão? Comente.
Abraços.

Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

3 comentários

  1. O plantão 12x36 é trabalho escravo, isso é um absurdo, será que não existe lei pra dar um fim nisso.

    ResponderExcluir
  2. SERIA MUITO BOM SE TODOS OS HOSPITAIS ADOTASSEM A CARGA HORÁRIA DE 30 OU 36 HORAS SEMANAIS.É UM ESGOTAMENTO TOTAL O PLANTÃO,ACABA NA FOLGA VC CURTINDO SÓ CAMA!!PODERIA EXISTIR UMA LEI PARA TODOS DA ÁREA DA SAÚDE.

    ResponderExcluir
  3. acho melhor ser diarista pois dizem que trabalha apenas 6h por dia e pega finais de semana e feriados, miha duvida e se o diarista ganha o mesmo do plantonista???

    ResponderExcluir