7 de maio de 2013

O QUE É PATOLOGIA CLÍNICA?

    Patologia clínica é uma especialidade, também conhecida como análises clínicas, Técnico de laboratório, etc. Um técnico em patol... thumbnail 1 summary
   


Patologia clínica é uma especialidade, também conhecida como análises clínicas, Técnico de laboratório, etc. Um técnico em patologia clínica ou análises clínica é aquele que realiza exames de sangue, urina, fezes e outros que utilizam diversos materiais biológicos. “No Brasil, a especialidade é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com o nome de patologia clínica ou medicina laboratorial”. Deve ser diferenciada de patologia cirúrgica ou anatomia patológica, especialidade que tem por objeto de análise os tecidos sólidos do corpo humano, geralmente obtidos por meio de biópsia.
A pessoa para se formar em técnico precisa fazer o curso técnico que pode durar de um a dois anos e meio, dependendo da escola. Pode ser feito também junto com o ensino médio. Existem escolas que trabalham por módulos.

Depois de formado, o aluno precisa realizar o estágio, no mínimo 400 horas.

A área das análises clínicas tem crescido muito e cada vez mais laboratórios são abertos devido à importância que os exames de sangue tem representado para a clínica médica.

O salário de um técnico gira em torno de R$ 950,00 / R$ 1.400,00.

Hoje, o técnico de patologia clínica pertence ao Conselho Regional de Farmácia, mas existe um grande descontentamento, pois esse conselho não tem lutado pelos direitos e melhorias para os técnicos associados. Porém, não existe uma obrigação ao CRF, mas muitos laboratórios tem cobrado o Registro. 



Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

Um comentário

  1. quero fazer este curso tenho certeza que é isso que eu quero

    ResponderExcluir