3 de maio de 2013

INFECÇÃO URINÁRIA / INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO (ITU).

A urocultura é um exame utilizado para diagnosticar infecções no trato urinário . (ITU). Vamos entender um pouco sobre essas infecções.... thumbnail 1 summary

A urocultura é um exame utilizado para diagnosticar infecções no trato urinário. (ITU). Vamos entender um pouco sobre essas infecções...

O nosso trato urinário é dividido em rins, ureteres, bexiga e uretra. E é somente na uretra que encontraremos a microbiota normal, ou seja, presença de bactérias naturais ao homem.
Uma ITU inferior envolve a bexiga (cistite) ou a uretra (uretrite). ITU inferior vai afligir os rins (pielonefrite e gromerulonefrite).

Na maioria dos casos, a infecção inicia-se na uretra, passando à bexiga e posteriormente chegando aos rins. Se alcançar a corrente sanguínea, acontece o que conhecemos por septicemia, bactérias no sangue.


ITU é normalmente causada por bactérias Gram-negativas como a Escherichia coli, Proteus Mirabilis. Está muitas vezes associada a cálculos renais, pois essas bactérias possui potente uréase que atuando com a ureia produz amônio e torna a urina alcalina. 
ITU

Klebsiella, Enterobacter, Serratia Spp e Pseudomonas aeruginosa também são bastonetes isolados e estão ligados às infecções hospitalares.
Também se associa às ITU bactérias gram-positivas Sthaphylococcus Saprofhyticus, geralmente em mulheres sexualmente ativas. A Staphylacoccus Epidermidis e alguns Enterococos são associados à pacientes hospitalizados.



INFECÇÃO TRATO URINÁRIO


TAGS: INFECÇÃO TRATO URINÁRIO, ITU, BACTÉRIAS, O QUE CAUSA?


Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

Nenhum comentário

Postar um comentário