5 de maio de 2013

EXAME ÁCIDO ÚRICO.

O ácido úrico é um produto da degradação das purinas que são produtos nitrogenados encontrados em ácidos nucleicos. O ácido úrico no sang... thumbnail 1 summary

O ácido úrico é um produto da degradação das purinas que são produtos nitrogenados encontrados em ácidos nucleicos. O ácido úrico no sangue é gerado pelo metabolismo das purinas nas células do corpo, e um pouco pela digestão de alguns alimentos, como fígado, anchovas e outros peixes, feijões e ervilhas, e algumas bebidas alcoólicas, como vinho e cerveja. A maior parte do ácido úrico é eliminada na urina, e um pouco nas fezes.
A finalidade do exame ácido úrico é detectar o nível de ácido úrico no sangue. Altos níveis podem indicar uma doença conhecida como Gota; É muito importante para pacientes que passam por quimioterapia ou radioterapia. Também se utiliza esse exame para detectar problemas relacionados a cálculos renais.



Quando ocorre um aumento do nível de ácido úrico no sangue, ocorre a hiperuricemia. O excesso de ácido úrico no sangue está relacionado com a gota, uma doença caracterizada por inflamação articular causada por cristalização do ácido úrico no líquido sinovial, e com distúrbios renais.


O exame será realizado no paciente que demostra dores nas articulações ou com sintomas que sugerirem ao clínico a gota.

As amostras para esse exame pode ser sangue colhido da veia ou urina de 24 horas.


O aumento do ácido úrico pode ocorrer quando as células do corpo estão morrendo, como no caso de câncer; quando a pessoa ingere muita proteína, como carne vermelha; Também quando a pessoa está com problemas na eliminação do ácido pela urina, ou seja, com algum problema nos rins. Podemos dizer que o exame ácido úrico também é um exame par detectar possíveis problemas renais. 

Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

Nenhum comentário

Postar um comentário