27 de maio de 2013

Equipamentos de Proteção Individual / LABORATÓRIO de análises clínicas.

  Equipamentos de proteção individual, os EPI's, é um assunto que não pode sair da cabeça nunca; não podemos deixá-lo no esquecimento,... thumbnail 1 summary
 Equipamentos de proteção individual, os EPI's, é um assunto que não pode sair da cabeça nunca; não podemos deixá-lo no esquecimento, pois com o passar do tempo, muitos profissionais relaxam, deixam de lado muitos equipamentos de proteção de lado colocando em risco o que tem de mais precioso: a saúde. No laboratório entram diversos materiais biológicos e não tem como saber se algum deles possui hepatite, HIV. A única forma de nos resguardar e diminuir os riscos de infecção é utilizando os EPI's.
Para cada função de risco existem os EPI's adequados e nós, aqui na postagem vamos falar dos nossos equipamentos de proteção. Vamos lá?


Equipamentos de Proteção Individual / LABORATÓRIO de análises clínicas.

Jaleco

O jaleco é o principal equipamento de proteção do técnico em análises clínicas que não pode em hipótese alguma realizar suas tarefas sem ele. Em caso de derramamento de material biológico ou reagente, o jaleco será a barreira que protegerá o corpo. Deve ser feito de material resistente, preferivelmente com algodão que não queima. Material sintético deve ser evitado. Deve ter as mangas longas e ir até a altura dos joelhos. A firma deve fornecer o jaleco e o funcionário deve mantê-lo sempre limpo.

Luva

A luva é também muito importante nas análises clínicas, seja na coleta ou dentro do labora-tório. Você sabia que você pode ser contaminado através da absorção cutânea? Muitas substâncias podem ultrapassá-la. Elas devem ser utilizadas especialmente
no manuseio de material corrosivo, tóxico e irritante. Hoje no mercado existem inúmeros tipos e marcas de luvas, feitas com diversos materiais. Um fator importante: se o material da luva que o laboratório em que trabalha está lhe causando irritação, suspenda o uso, comunique aos supervisores para que uma solução possa ser encontrada, mas não trabalhe sem luva colocando sua saúde em risco.

Máscaras

A máscara é o equipamento que vai proteger a nossa respiração; seu uso é indispensável quando o coletor entra em isolamentos para coleta sanguínea. A máscara vai proteger o técnico dentro do laboratório quando estiver em atividades que o exponha a vapores tóxicos e/ou irritantes, aerossóis e mesmo particulados. As máscaras podem ser montadas com filtro mecânico, filtro químico ou filtro combinado de acordo com o material contaminante da atmosfera e de acordo com a proteção que se deseja obter.

Óculos de proteção

Os óculos de proteção protegerão os nossos olhos de possíveis contaminações por respingos de material biológico e químico. Deve ser feito de material transparente e não pode distorcer a visão atrapalhando o técnico. É aconselhável que se utilize os óculos de segurança sempre que estiver manuseando reagentes, materiais biológicos e químicos.





Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

7 comentários

  1. é sempre bom lembra desse cuidados. uso sempre jaleco.

    ResponderExcluir
  2. Conheça a Zanel - Equipamentos de Proteção Individual
    https://pt-br.facebook.com/Zanelluvas
    https://www.zanel.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu uso óculos de grau, modelo tipo aviador. É necessário usar esse óculos de proteção também. Se sim qual o melhor modelo para mim?

    ResponderExcluir
  4. Eu uso óculos de grau, modelo tipo aviador. É necessário usar esse óculos de proteção também. Se sim qual o melhor modelo para mim?

    ResponderExcluir