15 de maio de 2013

DOENÇAS DA HEMOGLOBINA.

    Sabemos que a   hemoglobina  é a principal responsável por transportar o oxigênio dos pulmões para os órgãos do corpo e que também aju... thumbnail 1 summary
  Sabemos que a hemoglobina é a principal responsável por transportar o oxigênio dos pulmões para os órgãos do corpo e que também ajuda no transporte do dióxido de carbono dos tecidos do corpo para os pulmões eliminarem através da expiração.  É a hemoglobina que dar a cor avermelhada do sangue; ela é um componente sanguíneo   importante, pois sem ela existiria a falência dos órgãos. 

O exame que vai quantificar a quantidade de hemoglobina no sangue periférico é o hemograma, conhecido popularmente como hemograma completo. Através dele pode-se  calcular  as células vermelhas, as hemácias, células ricas em hemoglobina.

Mas hoje, vamos tratar das doenças da hemoglobina; doenças que afetam a hemoglobina. Quais são elas? 

Podemos dividir as doenças da hemoglobina em dois grupos: Alterações quantitativas e alterações qualitativas





DOENÇAS DA HEMOGLOBINA


 Alterações quantitativas 

(talassemias) – São doenças em que há diminuição da síntese de hemoglobina, devido à menor produção de um determinado tipo de globina. Por exemplo, nas talassemias a há menor produção de cadeias α do que β, verificando-se o oposto na talassemia β.

Alterações qualitativas 



(hemoglobinopatias) – São doenças em que, devido a mutações genéticas pontuais, há a produção de hemoglobinas anormais (p.ex., Hb S, Hb Colónia).





Hemoglobina S

A hemoglobina s é anormal, pois nela encontramos aminoácido valina ao invés do aminoácido glutamina que é o normal. Está presente em doenças designadas por drepanocitose, onde as hemácias perdem a sua forma bicôncava e ficam com a forme de foice. Um exemplo desse tipo de doença é a Anemia Falciforme

Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

Nenhum comentário

Postar um comentário