5 de maio de 2013

COMO EVITAR A HEMÓLISE NA COLETA SANGUÍNEA?

Nenhum  paciente  gosta de ser furado nem uma vez, imagine duas! Porém, isso muitas vezes é necessário; e uma delas, é quando acontece a he... thumbnail 1 summary
Nenhum  paciente  gosta de ser furado nem uma vez, imagine duas! Porém, isso muitas vezes é necessário; e uma delas, é quando acontece a hemólise, quebra das hemácias; precisamos descartar a amostra e solicitar uma nova amostra.
A hemólise acontece muitas vezes por causa de erros cometidos no momento da coleta. Se seguirmos algumas regrinhas, podemos evitar que a hemólise acorra e que o paciente não precise passar pelo incomodo da coleta novamente. Vamos às dicas?


1° Antes de iniciar a punção, não seja afobado. Espero o álcool utilizado na antissepsia secar.

2° Escolher um local com hematomas é um erro. Isso acontece muito em pacientes internados, e muitos coletores preferem furar em cima do furinho do dia anterior; se o local estiver com hematoma, escolha outro local.

3° Obedeça a angulação de 30 graus e o bisel deve precisa estar voltado para cima. Principalmente em coletas a vácuo. Fazendo isso, evita-se que o sangue entre em atrito com a parede do tudo causando a quebra das hemácias.

4° Obedecer ao fator sangue/aditivo é muito importante não só para evitar hemólise como também para evitar resultados errados.

5° Sabe o que causa hemólise? Aquela espuma que acontece em coletas com seringa. Sabe por que ela acontece? A agulha não está bem encaixada; Por isso, trate de apertar bem a agulha na seringue e evite a entrada de ar.

6° Não puxe o êmbolo da seringa com força e rapidez.

7° Finalmente... No momento em que for passar o sangue da seringa para o tubo, evite fazer isso furando a tampa do tubo a vácuo. Pois, a mesma pressão que puxa o sangue com força, é a mesma pressão que destrói hemácias causando a indesejada hemólise.

Certamente existem outras regrinhas, porém essas, na hora da coleta, evitará o risco de hemólise. Gostou? Não gostou? Quer citar outra regra? Deixe-nos um comentário e até mais.



Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

8 comentários

  1. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  2. garrote no braço do paciente não???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACHO QUE NÃO.

      Excluir
    2. O garrote esta mais relacionado com hemoconcentração

      Excluir
  3. Garrote no braço do paciente por mais de dois minutos alteram resultado gente,

    ResponderExcluir