17 de maio de 2013

O QUE É TROPONINA / PARA QUE O MÉDICO PEDE / TROPONINA REAGENTE.

O QUE É TROPONINA / PARA QUE O MÉDICO PEDE / TROPONINA REAGENTE.                                                          O QUE É TROP... thumbnail 1 summary
O QUE É TROPONINA / PARA QUE O MÉDICO PEDE / TROPONINA REAGENTE.
O QUE É TROPONINA / PARA QUE O MÉDICO PEDE / TROPONINA REAGENTE.
                                                         O QUE É TROPONINA?

Quando um paciente chega ao hospital reclamando de dor no peito, é quase provável que o clínico peça um conjunto de exames conhecido como Enzimas cardíacas; E juntamente com o CK e CKmb, a troponina será muito importante para se detectar lesões no coração que levam o paciente ao infarto.

A troponina I cardíaca é uma proteína encontrada no músculo do coração e quando ocorre uma lesão, essa proteína vai parar em grande quantidade na corrente sanguínea.  A troponina é liberada no sangue periférico 4-6 horas depois do início das dores no peito e se a CKmb volta ao normal depois de 72 horas, a troponina I permanece elevada por até 6-10 dias.

Porém, uma informação bastante importante: A troponina I não pode ser usada isoladamente para diagnosticar lesão no miocárdio. É preciso está junto com os dados clínicos, os sintomas, e os exames já citados, CK e CKmb, pode também ser completado pela mioglobina. Outro exame que auxilia o diagnóstioco é o eletrocardiograma.

O exame é bastante específico, confiável quando utilizado e realizado da maneira correta; 


Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

28 comentários

  1. ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR, MINHA CK DEU 90, É BOM ISSO OU RUIM? AGUARDANDO..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manoel o Valor de referência do CK é de até 25, se o seu deu acima disso, está bastante alterado.

      Excluir
  2. Onde eu faço esse exame p um preço bom? moro em Madureira.

    ResponderExcluir
  3. sou técnico de análises clínica e sempre visito o blog, mito bom as apostilas.

    ResponderExcluir
  4. Pedro, faz no sergio Franco, acho que é barato lá.

    ResponderExcluir
  5. viva a patologia clínicau.uu

    ResponderExcluir
  6. Sergio franco
    E 10x mas caro que qualquer lugar

    ResponderExcluir
  7. Sergio franco
    E 10x mas caro que qualquer lugar

    ResponderExcluir
  8. O ck MB do meu Filho deu 28 tá ruim ou normal?

    ResponderExcluir
  9. O ck MB do meu Filho deu 28 tá ruim ou normal?

    ResponderExcluir
  10. Meu exame deu CPK 105,0 u/L
    CKMB 21 u/l
    Troponina menor q 50.. isso é normal??

    ResponderExcluir
  11. Pessoal !!! na boa , estão passando informação errado em relação aos exames de enzima cardíaca , então vamos lá : cpk verifica lesões musculares, que podem ocorrer em qualquer músculo do corpo, inclusive o cardíaco , já o cpk-mb verifica especificamente alterações no musculo cardíaco, os valores de referencia para cpk é em média até 190 e o cpk-mb é até 25 u/L .

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Unknown o cpk-mb do seu filho deu um pouco alterado, deve ser avaliado com outros exames, tais como eletro e eco-cardiograma, para avaliar se ele não está sofrendo de angina instável, o exame de cpk-mb deve ser repetido, procure um cardiologista.

    ResponderExcluir
  14. Já fui em vários médicos, todos só me dizem para relaxar que não é nada, mas há 3 anos meu cpk sempre dá em torno dos 89 e o ckmb 23 (Referência até 24) mesmo estando no limite acho a proporção dele alta em comparação ao cpk. Não sei mais que médico procurar para creio que não é normal. Já fiz exames cardiológicos e por já ter feito 3 ablacoes cardíacas, por causa de uma síndrome de Wolf fico muito preocupada além disso minha mãe morreu há 3 anos de morte súbita. Não sei mais a que médico procurar e olha que já fui a vários cardiologistas

    ResponderExcluir
  15. Provavelmente estou é neurótica. Tento relaxar mas é difícil.

    ResponderExcluir
  16. Tou tendo crise De ansiedade Segundo os médicos Mas todos os sintomas são de infarto

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber o resultado pra para cķ.1334 u/l troponina I de o.oo55 .este resultado e ruim

    ResponderExcluir
  18. alguém pode me ajudar meu exame de troponina deu vr 14

    ResponderExcluir
  19. O exame da minha mãe deu com 65, ck-mb 18, troponina 1 negativa 0,40.

    ResponderExcluir
  20. O exame da minha mãe deu com 65, ck-mb 18, troponina 1 negativa 0,40.

    ResponderExcluir
  21. Está normal? Me ajudem por favor...

    ResponderExcluir
  22. Está normal? Me ajudem por favor...

    ResponderExcluir
  23. meu marido deu 39 no exame ckmb e normal

    ResponderExcluir