26 de abril de 2013

VALORES NORMAIS ( DE REFERÊNCIA) TGO, TGP e GGT.

Quando o médico suspeita que o paciente possa estar sofrendo de algum problema relacionado ao fígado, certamente serão pedidos exames rela... thumbnail 1 summary
Quando o médico suspeita que o paciente possa estar sofrendo de algum problema relacionado ao fígado, certamente serão pedidos exames relacionados ao fígado, ou seja, um conjunto de exames conhecido como HEPATOGRAMA. Já falamos aqui no blog O que é hepatograma e quais exames fazem parte?
Esses exames dosarão a presença de certas enzimas no sangue periférico. Essas enzimas são: Transaminase Glutâmica Oxalacética (TGO), atualmente conhecida por AST; Transaminase Glutâmica Pirúvica (TGP), atualmente conhecida como ALT. Outra transaminase bastante utilizada é a Gama Glutamil Transpeptidase (GGT) ou Gama GT. Existem outras, mas nesse post vamos falar apenas dos valores de referência dessas três.




Normalmente, onde as transaminases são produzidas?


A TGO normalmente é encontrada em uma diversidade de tecidos, inclusive o fígado, coração, músculos, rim, e cérebro. É liberada no sangue quando qualquer um destes tecidos estiver estragado. Por exemplo, seu nível no sangue sobe com ataques de coração e com desordens nos músculos. Não é um indicador altamente específico de dano no fígado.
A TGP é encontrada em grande parte no fígado. Esta não é produzida exclusivamente pelo fígado, porém é onde se encontra mais concentrada. É liberado na circulação sanguínea como o resultado de dano hepático. Serve então como um indicador bastante específico do estado do fígado.

O que são níveis normais de TGO e TGP?



A gama normal de valores para TGO é de 5 a 40 unidades por litro de soro (a parte líquida do sangue).
A gama normal de valores para TGP é de 7 a 56 unidades por litro de soro.
A GGT normal vai ficar entre 08 a 61 U/L em homens e 05 a 36 U/L em mulheres.
Estes valores dependem do fabricante do teste. É necessário sempre verificar quais são os valores de referencia para poder comparar os resultados. Tente, sempre que possível, fazer o exame no mesmo laboratório, assim poderá ser feita uma media comparativa dos resultados.


Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

78 comentários

  1. amei,muito bem explicado

    ResponderExcluir
  2. Graças à Deus pelas informações.

    ResponderExcluir
  3. meu tgo deu 45 u/l e o tgp deu 61 u/l está muito alto é tolerável para aprovação de um concurso federal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amiga, vai depender de quem analisar. Porém, se puder, faça outro de preferencia em jejum.

      Excluir
    2. Pessoal meu filho já fez três exames de Tgo e Tgp e no último exame deu, Tgo 54 u/l e no Tgp 48 u/l. Estão normais os resultados?

      Excluir
  4. Meu tgo deu 42,63 u/l e tgp deu 51,78 u/l e ggt deu 47,13 u/l esta alto ou normal

    ResponderExcluir
  5. levei meu filho ao pronto atendimento por estar com dores na panturrilha e c dificuldades de andar, o hemograma dele deu tgo 61 e tgp 25. É normal? A medica disse q n era nada. Devo procurar outra opniao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc descobriu a causa? Como fez para Aumentar o tgp?

      Excluir
    2. Olá, vc descobriu a causa? Como fez para Aumentar o tgp?

      Excluir
  6. Bom dia, fiz alguns exames e o de TGO deu 11 U/l.
    Nas referências aparece o valor de 15 a 37 U/l, mas a médica disse q quanto menor melhor, fiquei com dúvida.
    É normal mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei a informaçâo. pois esta com muito medo do resultado Obrigado!!!!

      Excluir
  7. Eugenio Jesus Silva
    Boa noite
    Realizei o exames TGO 58 U/L e o TGP 78 U/L ainda tenho dúvidas.
    Estou muito mal ...
    Grato
    No aguardo...
    eugenio.silva99@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. OI MEU TGO 32, TGP 62, GGT 55 SOU MULHER 31 ANOS

    ResponderExcluir
  9. DOMEUMARIDO DEU TGO 62 E TGP 73 TA MUITO ALTO?

    ResponderExcluir
  10. o meu tgo deu 26 sera q é normal

    ResponderExcluir
  11. o meu exame de TGO (AST) valor 157,0 e GGT 1.193,0 o que significa

    ResponderExcluir
  12. meu TGO DEU 58 E MEU TGP 95, ESTA MUITO ALTO ?? SOU HOMEM 28 ANOS...

    henri_rferreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. No caso de um exame de TGP para uma criança de 05 anos o resultado 16 está correto?

    ResponderExcluir
  14. O exame de TGP de minha irmã de 5 anos deu 16. isso é normal? por favor responda
    isaquielsj@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. O meu tgp deu 78 e tgp 60 sou mulher e estou também com taxa de fósforo baixa 2,0....medicada com prednisona 5 MG/dia....Por tratamento granuloma de metacrilato. ....estava com hipercalcemia provocada pela reação aos granulomas.....e fui medicada com calcitonina e bifosfonato (para baixar os níveis de cálcio no sangue)....existe alguma relação entre as medicações e a taxa de tgp e tgo?

    ResponderExcluir
  16. fiz um exame ggt e de60 qual o grau de gravidade e so dieta resolve meu problema pq o medico nao passou remedio

    ResponderExcluir
  17. fiz um exame ggt e de60 qual o grau de gravidade e so dieta resolve meu problema pq o medico nao passou remedio

    ResponderExcluir
  18. o do meu filho deu 253 o tgo e o tgp 161 o que significa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maldade seu animal

      Excluir
    2. Com a data de hoje vc já deve ter recebido o diagnóstico. Espero que seu filho esteja melhor

      Excluir
  19. Meu TGO (ast) deu 30u/l e meu TGP(alt ) de 63u/l. É considerado alto? Obs: eu estava de jejum de 8 hrs. Na segunda vez que eu fiz deu TGP (alt ) 95u/l.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Minha taxa deu TGO 25,0 e TGP 68,0 está alta? o que devo fazer? Sou homem tenho 27 anos

    ResponderExcluir
  22. oi eu fiz o exame o meu deu tgo deu 20 e o tgp deu 17 e normal por favor me da uma resposta

    ResponderExcluir
  23. esse blog eh uma boa porcaria postei uma pergunta e ate agora nao tive resposta...

    ResponderExcluir
  24. OLA MEU NOME E ANA CLAUDIA E TENHO 25 ANOS O MEU RESULTADO DEU 62 O Q VCS ACHAM

    ResponderExcluir
  25. Fiz um exame de TGO e TGP e o resultado foi
    TGO 61 U/L e TGP 52 U/L o que quer dizer esse resultado?

    ResponderExcluir
  26. Fiz um exame de TGO e TGP e o resultado foi
    TGO 61 U/L e TGP 52 U/L o que quer dizer esse resultado?

    ResponderExcluir
  27. Fiz um exame de TGO e TGP e o resultado foi
    TGO 61 U/L e TGP 52 U/L o que quer dizer esse resultado?

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Fiz o vsg deu o valor de 19mm 1hora é normal?

    ResponderExcluir
  30. Fiz o vsg deu o valor de 19mm 1hora é normal?

    ResponderExcluir
  31. Oi, boa noite! Fiz o TGO e deu 27,1, com valores de referência até 32 U/L. Tenho 36 anos e sou mulher. O que me diz desse resultado?? Fiquei preocupada! Obrigada!

    ResponderExcluir
  32. O meu exame gama gt deu 122 u/l e outro transaminase oxal tgo 11 u/l o tambem o transaminase piruvica tgp deu 38 u/l tem algum probema ou tenho que procurar um medico mais rapido possivel

    ResponderExcluir
  33. o meu TGO deu 16 UI/ml
    e o TGP deu 10 UI/ml, seras normal ou ta baixo?

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Meu ggt tgo tgp deram super alterado meu gama gt deu 231 é caso de preocupação?

    ResponderExcluir
  36. O meu tgo deu 42, qual o perigo e os sintomas

    ResponderExcluir
  37. MINHA COLEGA TEM LUPUS E SUA TAXA DE TGO PO TGP, NÃO SEI QUAL AO CERTO, TINHA QUE DAR 40 E DEU 200. ELA VAI REFAZER OS EXAMES, MAS O MÉDICO DISSE QUE OU É TUMOR OU CIRROSE. O CASO DELA É MUITO GRAVE, TEM JEITO, CURA OU ESTÁ EM ESTADO MUITO AVANÇADO?

    ResponderExcluir
  38. Meu tGO/AST 75,0
    TGP/ALT 101,0 mulher 52,00 da perigoso diz epatite medico

    ResponderExcluir
  39. Meu tGO/AST 75,0
    TGP/ALT 101,0 mulher 52,00 da perigoso diz epatite medico

    ResponderExcluir
  40. O meu de tgo 14 e o tgp 17 ta muito baixa. .

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde, meu nome é Shirley Fiz um exame de TGO valor de rferência foi 0,46
    fiz também de TGP e o valor de refência foi 0,63. Gostaria de saber se está Ok os meus exames. No aguardo de respostas Obrigada... Meu e-mail é shirley.geo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Meu exame deu 14 TGO quando o normal é 15 a 37 , gostaria de saber se está BAIXO ou é normal. ( MARILUCE )

    ResponderExcluir
  43. Minha filha tem 3 anos os exame dela deu tgo 60 e o tgp 33 oq quer dizer

    ResponderExcluir
  44. Tenho 42 anos meu tgoresultado deu 29,00 u/l

    ResponderExcluir
  45. olá tenho reumatismo e meu tgp (alt) deu 43 u/l oque quer dizer

    ResponderExcluir
  46. Adoreiiiiii az informações mas a minha tgo deu 102 e o tgp deu 191 to com medo

    ResponderExcluir
  47. olá meu TGO deu 42 u/L qual os risco e como fazer com que ele volte a 40 u/L

    ResponderExcluir
  48. Olá meu tdo deu 51 u/L e o tgp 66 u/L qual o risco e como fazer com que os dois voltem ao normal.

    ResponderExcluir
  49. bom dia hoje recebi o resultados de exames do meu filho de 12 anos,quando olhei o tgp esta 12UL OLHANDO AO LADO O VALOR NORMAL DA FAIXA DELE É ACIMA DE 24 A 59 UL,vou mostrar dia 10-01 -17 ao medico.tou procupada.

    ResponderExcluir
  50. Fiz exame em meu filho de 10 meses e o tgo e tgp de 78 e nasceu umas manchas brancas no corpo será que e o fígado?

    ResponderExcluir
  51. MEU FILHO TEM 7 ANOS E O TGP DELE DEU 9,0 U/L SERIA NORMAL NA IDADE DELE????

    ResponderExcluir
  52. ola bom dia fiz uns exames esses dias e deu esses resutlados, fiquei preoculpada pois apesar de não estar acima esta muito proximo, pode me dizer por favor com clareza os riscos. Grata
    transaminase oxalacétia AST/TGO deu 31 U/L
    Piruvica ALT/TGP deu 32 U/L
    tireoestimulante hormonio TSH 7,31

    fio grata

    ResponderExcluir
  53. Se o resultado do GGT der 369, o qu significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A essa altura vc já deve ter recebido o diagnóstico. Espero que esteja melhor

      Excluir
  54. Por favor, pode me enviarr a resposta por emal, no risoleiderodolfo50@gmail.com

    ResponderExcluir
  55. Meu TGP deu 47 dentro dá normalidade na referência do exame de sangue, meu TGO deu 42 passando dá referência, 42 é muito alto? Devo me procurar com alguma possível doença por esse valor do TGO

    ResponderExcluir
  56. meu TGO deu 8 e TGP deu 122 eu gostaria de saber o que acontece

    ResponderExcluir
  57. gostaria de saber se é perigoso o meu TGP 122 e TGO 8

    ResponderExcluir
  58. Meu nomeé Mario de Mira. Meu irmão bebe muito. Ele fez aguns exames como GGT 535, TGP 58, TGO 107. Isto é grave alteração hepática. Estes resultados significa que ele está com cirrose? Não tenho coragem de perguntar isto ele. Eu estou cuidando dele.

    ResponderExcluir
  59. meu nome é Aurenir ,retirei a vesícula e meu TGO tá dando 63U/L ,isso é normal?

    ResponderExcluir
  60. Olá meu nome é Carlos meu TGP deu -6 u/L é normal

    ResponderExcluir
  61. O TGP DEU 11 para um menino d 7anos é normal?

    ResponderExcluir
  62. MEU NOME É ALBERTO MEU TGO 39/UL TGP 21/UL ESTÁ BOM ?

    ResponderExcluir