15 de abril de 2013

O QUE É ANEMIA FERROPRIVA?

 CAUSA, SINTOMAS E TRATAMENTO DA ANEMIA FERROPRIVA. É um tipo de anemia que está ligada à carência de ferro no organismo. O ferro é um... thumbnail 1 summary
CAUSAS, SINTOMAS, TRATAMENTO DA ANEMIA FERROPRIVA
 CAUSA, SINTOMAS E TRATAMENTO DA ANEMIA FERROPRIVA.
É um tipo de anemia que está ligada à carência de ferro no organismo. O ferro é um elemento fundamental na produção de glóbulos vermelhos - principais responsáveis pela oxigenação do corpo.
É uma doença que acaba atingindo todas as classes sociais: Desde as que mantêm uma má alimentação por falta de condição financeira, como aquelas que receberam como herança o hábito de se alimentarem da forma incorreta.
Podem causar a anemia ferropriva carência nutricional, parasitoses intestinais, gravidez, o parto e a amamentação.  Em sangramentos excessivos como nas hemorragias crônicas e agudas por via gastrintestinal, até mesmo a perda de sangue menstrual, pode ser causadores de anemia ferropriva.

A anemia ferropriva tem afetado com maior intensidade mulheres no período fértil, idosos, crianças, adolescentes em fase de crescimento, e também pessoas que passaram por cirurgia para diminuir o estômago.
Os alimentos constituem as principais fontes de ferro e podem oferecer dois tipos diferentes desse nutriente: o ferro heme e o ferro não-heme. O primeiro, encontrado especialmente na carne vermelha e no fígado de todos os animais, assim como na carne das aves, peixes e nos ovos, é mais bem aproveitado pelo organismo. A absorção do ferro não-heme, existente nas verduras de folhas escuras (espinafre, brócolis, couve, salsa, etc.), leguminosas (feijão, lentilhas, grão-de-bico, ervilhas, etc.); frutas (uvas, maçãs, nozes, amêndoas, castanhas, etc.) é menor e menos eficiente.*


QUAIS OS SINTOMAS DA ANEMIA FERROPRIVA?



São bastante parecidos com os sintomas de outras anemias: Cansaço, falta de apetite, a palidez. (Nos estágios mais avançados da doença, ocorrem alterações na pele e nas mucosas (atrofia das papilas da língua e fissuras nos cantos da boca), nas unhas e nos cabelos, que se tornam frágeis e quebradiços.) *.

QUAL O DIAGNÓSTICO DA ANEMIA FERROPRIVA?


Como estamos falando de perda de sangue, certamente um hemograma vai dar ao clínico o eritrograma do paciente, ou seja: Quantidade de hemoglobina, hemácias e o hematócrito. Outro passo será identificar a perda sanguínea. Para isso, pode-se fazer uma endoscopia para ver se não existe uma hemorragia digestiva. Sangue oculto nas fezes também é recomendado.

QUAL O TRATAMENTO PARA A ANEMIA FERROPRIVA?


A primeira medida no tratamento da anemia ferropriva é determinar e corrigir a causa da deficiência de ferro. Uma vez constatada a carência, é importante recomendar uma dieta rica nesse nutriente e prescrever sulfato ferroso por via oral. Raros são os casos em que o uso do medicamento por via endovenosa se faz necessário. A adesão ao tratamento deve ser mantida durante aproximadamente seis meses depois de o exame de sangue acusar níveis normais de ferro no organismo.*


* Algumas Citações de Drauzio varella. 

Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

Nenhum comentário

Postar um comentário