29 de janeiro de 2013

Sistema ABO - Grupos sanguíneos.

Os grupos sanguíneos foram descobertos no início do século XX, em 1900, pelo médico austríaco Karl Landsteiner que misturando sangues de... thumbnail 1 summary

Os grupos sanguíneos foram descobertos no início do século XX, em 1900, pelo médico austríaco Karl Landsteiner que misturando sangues de determinadas pessoas, resultavam em aglomerados parecidos com uma coagulação. O médico austríaco, então, concluiu que determinadas pessoas têm sangues incompatíveis. Claro que estudos e pesquisas, posteriormente comprovaram isso, revelando então diversos grupos sanguíneos.  E, saber hoje o grupo sanguíneo de uma pessoa é de grande relevância, pois se uma pessoa receber sangue que seja incompatível ao seu, assim que as hemácias doadas penetrarem na corrente sanguínea, irá aglutinar-se e o resultado: compactos que atrapalharão a circulação, podendo levar o paciente ao óbito.

Falar do sistema ABO, o mais comum, é falar de aglutinogênios e aglutininas, já que são esses dois fatores que indicarão o grupo sanguíneo. Dentro do sistema, existem quatro tipos de sangue: A, B, AB e O.  O que determina cada um é presença ou não de certas substâncias na membrana de suas hemácias, os aglutinogênios, e a presença ou não de substâncias no plasma sanguíneo, as aglutininas. Vamos encontrar dois tipos de aglutinogênios, A e B e dois tipos de aglutininas, anti-A e anti-B.

Dizemos que uma pessoa tem o grupo sanguíneo A quando possui em suas hemácias aglutinogênios A e em seu plasma possui aglutinina anti-B. E dizemos que uma pessoa tem o grupo sanguíneo B quando em suas hemácias existem aglutinogênios B e no plasma sanguíneo possui aglutinina anti-A. O que caracteriza o grupo sanguíneo AB é a presença de aglutinogênios A e B nas hemácias e a ausência de aglutininas, tanto anti-A quanto anti-B. O grupo sanguíneo O não possui aglutinogênios, nem A nem B, porém possui aglutininas anti-A e anti-B. Por isso, a pessoa que possui o grupo sanguíneo O é conhecido como doador universal, por não possuir aglutinogênios. Já o grupo AB é o receptor universal, por não possuir aglutininas.



Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!