29 de janeiro de 2013

PARA QUE SERVE O HEMOGRAMA COMPLETO?

Para que serve o HEMOGRAMA COMPLETO? Olá amigos. No blog O Mundo da Patologia Clínica temos recebido muitas visitas de pessoas que acab... thumbnail 1 summary

Para que serve o HEMOGRAMA COMPLETO?

Olá amigos. No blog O Mundo da Patologia Clínica temos recebido muitas visitas de pessoas que acabaram de fazer um hemograma. Essas pessoas chegam aqui cheias de dúvidas, pois a consulta foi marcada para o mês que vem e a curiosidade é danada, quando olha para os números no laudo e não saber o que diz ali, se é bom ou se é ruim. E neste post, eu queria falar um pouco sobre o hemograma para pessoas leigas, que nesse momento procuram em nosso blog informações.
Primeiramente, existe uma confusão muito grande na população quando se trata do hemograma, pois muita gente acha que quando o médico pede um hemograma completo está pedindo todos os exames de sangue, e isso é um erro. Pois Hemograma completo é só um dos inúmeros exames realizados dentro de um laboratório de análises clínicas. É o exame mais requisitado pela medicina e nele analisa-se as células sanguíneas. É comum você pegar um laudo dividido em três partes: Eritrograma, parte que analisa as células vermelhas conhecidas como eritrócitos ou hemácias; Leucograma, parte que analisa as células Brancas conhecidas por leucócitos; e por último Plaquetograma que vai analisar a quantidade de plaquetas.

Para que serve o hemograma? Bom, através do Eritrograma o médico pode diagnosticar se o paciente está com anemia que é a diminuição das hemácias, que são responsáveis pela oxigenação do corpo. Através do Leucograma o médico pode diagnosticar e acompanhar infecções. E o plaquetograma é a parte que vai contar as plaquetas que são responsáveis pela coagulação do sangue. 
Claro que muitas outras doenças podem ser detectadas inicialmente por um simples exame conhecido por hemograma. Quando o médico pede um Hemograma completo, significa que ele quer um exame com Eritrograma, Leucograma e Plaquetograma que podem ser feitos separadamente. Tendo algum indício, o médico exige exames mais específicos. 
Eu sei que bate uma curiosidade, porém nunca deixe de ir à sua consulta quando achar que seus exames estão normais. A pessoa que vai decidir isso é o médico. Porém o próprio laudo laboratorial costuma trazer os valores de referência. Se quiser saber quais são eles leia o post    

Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

Um comentário