FAÇA SUA PESQUISA AQUI!

Carregando...

Qual a relação entre TGO e TGP?

As transaminases ou aminotransferases são elementos dosados no sangue que servem para avaliar a função hepática. Estão divididas em duas:
AST que significa aspartato aminotransferase, conhecido também como transaminase glutâmica oxalacética (TGO).
ALT que significa alanina aminotransferase, conhecida também como transaminase glutâmica pirúvica (TGP).

Por que a TGP é mais específica que a TGO para diagnosticar doenças hepáticas?

A transaminase TGO não é encontrada exclusivamente no fígado, mas também em outros órgãos do corpo, como por exemplo, no músculo cardíaco, no músculo esquelético, rins e cérebro.


Qual a relação TGO e TGP?


A TGP dividida pela TGO pode sugerir ao médico uma disfunção hepática. Por exemplo: Se você pegar uma TGP menor que 300 U/L e dividir pela TGO e obter um valor maior que dois, isso indica ingestão de álcool, doença de Wilson e ações de drogas.
Quando a TGP/TGO for maior que um, sugere uma doença hepática por isquemia, hepatite crônica, tumores do fígado e cirrose hepática de qualquer origem.
Quando a TGP/TGO for menor que um, (TGP<TGO) sugere ao clínico hepatite viral aguda ou obstrução das vias biliares.
Base para pesquisa: Portal do Coração.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

22 comentários:

  1. oi, bem legal mesmo o blog, estava procurando por boa informação já que sou mulher, tenho 23 anos
    fiz tgo e tgp
    com os seguintes valores: tgo 51 u/l e tgp 81 u/l
    é provavel que eu esteja doente?
    tenho sentido mt enjoo ultimamente, tive duas crises de dor de cabeça insuportáveis, e hoje vomitei hj pela manhã.
    sinto dor nos rins desde a adolescência mas nunca acharam nada..
    costumava ingerir alcool abusando nos finais de semana principalmente na adolescência.
    acho que deve ser cirrose, mas só terei grana pra consultar no final do mês de fevereiro com um hepatologista... por favor, me ajude, com qual exame de sangue posso verificar a possibilidade de hepatite?
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. atualmente faz-se necessaerio a restricao de bebida alcoolica,gorduras,dosar as bilirrubinas direta,indireta e total como tambem fazer uma ultrassonografia hepatica para ver se nao tem hepatite hepatica nao alcoolica ou esteatose hepatica e fazer uma consulta com o hepatologista que ele vai pedi esses exames especificos e outros dependendo da sua historia clinica

      Excluir
  2. Bom dia

    Tenho 36 anos e sou usuário de bebida alcoolica. Meu tgp é de 120U/L e o meu TGO é de 60U/L, estou com problema no fígado?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não,mais leve o resultado para um hepatologista,pode passar a ser doença.

      Excluir
  3. Fantastically written. Never seen the topic place in this way.
    continue the awesome blogging.

    Feel free to surf to my blog find network security key

    ResponderExcluir
  4. Article Source: am a excited hobbyist upon it comes
    to your own Walkie Talkie Set. Two-way radios feature your own holder which charges the battery packs whenever engaged.
    We use most spices this are used for cooking additionally we do not use many spices mixed with pepper or salt.



    Here is my homepage ... chat now walkie talkies for kids

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde, estou realizando exames para um concurso publico da Policia Militar do Estado do Ceará. Fiz meus exames de sangue e todos deram normais, exceto, o tgo deu 47 u/l ( referencias do laboratorio: 12,a 46) e tgp 83 u/l( referencia do laboratorio: 5 a 40). No edital, diz que só serão incapacitantes ser forem valores "8.9.1.12 Sangue e órgãos hematopoéticos: alterações significativas do sangue; órgãos hematopoéticos; doenças hemorrágicas." Será isso caso de eliminação do concurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fica tranquilo. Esses exames são marcadores hepáticos, e teve uma leve alteração. Você estava em jejum?

      Excluir
  6. TGP - 152, TGO 238 , GGT - 155, FA - 104, bilirrubinas normais, já tive isso a 12 anos atras, e os valores voltaram ao normal. fiz USG e teste de Hepatite, e os resultados foram normais, pode ser por alcool ? .Já que no fim de ano nós extravasamos um pouco.

    ResponderExcluir
  7. oi ,meu resultado TGO:14 U/L, e TGP:6 U/L O que significa esse resultado?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. TGO 29 E TGP 21 É NORMAL? E A RELAÇÃO TGP/TGO DEU 0,7241379. E A RELAÇÃO TGO/TGP DEU 1,3809523. O que significa?

    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. olá meu marido fez alguns exames pq sentia muita dor no peito e graças a deus os exames do coração deram td certo.Mas o tgo dele está 35,o tgp 155 será q ele pode estar com hepatite?E que significa o dhl 156?obrigada a consulta dele ainda é no fim do mes.obrigada .

    ResponderExcluir
  11. ola th 34 a sou mulher e estou mal com muita moleza no corpo , tontura , dor na barriga (na região do estomogo) , muitar dor de cabeça , dor nos olhos , dor em todo corpo , meus exames derão hj de contagem de plaquetas 259 , TGP 27,4 e o TGO 42,2 . o que significa isto?

    ResponderExcluir
  12. Oi sou mulher 48 anos, faço uso do Sintroíde 200 mg em jejum, tenho Hipotireodismo, tenho falta de B12 no organismo. Pratico atividades fisicas todos os dias.E bebo socialmente, mas sempre;
    Meu TGO deu 27, meu TGP 38, Gama G.T 403 u/l...credo !!!Fosfatase alcalina 156 u/l e Alfa Fetoproteína 2,09 ng / ml...por favor me responda !!! Vou morreeerrrrr ?????

    ResponderExcluir
  13. Olá, meu filho tem 6 anos e o tgo/ast deu 34 u/l e o tgp/alt deu 15 u/l . estou muito preocupada... o q isso significa? alguém me ajuda?

    ResponderExcluir
  14. olá tenho 25 anos fiz os exames de TGO E TGP meu resultado do TGO 28 UL, e o resultado da TGP 20 U/L gostaria de saber se está normal ou estou com alguma doença ? me ajudem !!!

    ResponderExcluir
  15. Fiz exames de sangue e entre eles tgp e o normal é até 40 e o meu deu 44 pesquisando aqui na net vi que pode ser até cancer no figado estou com muito medo alguém me explica melhor

    ResponderExcluir
  16. Olá, boa tarde!

    Meu nome é Maira, tenho 24 anos. Fiz exames, mas sai do emprego e perdi o convênio e estou sem dinheiro para pagar uma consulta =/

    Os resultados foram os seguintes: Colesterol Total: 173,0 mg/dl. (Hemograma; Eritrócitos 4,79 milões/mm². Hemoglobina: 12,3 g/dl. Hematócrito: 37,6%. Vcm: 78,5 fl. Hcm: 25,7 pg. Chcm: 32,7 gl/dL. Rdw: 14,2%. MORFOLOGIA MICROLITOSE: Leucócitos:5360 /uL. Neutófilos: 47,0% 2520/uL. Eosinófilos: 1,5% 80/uL. Basófilos: 0.9% 48/uL. Monócitos: 10,3% 552/uL. Linfócitos: 40,3% 2160/uL) Glicose: 106,0 mg/dl. Hormônio tireoestimulante ultra sensível(tsh): 2,84 uUI/ml. Creatinina: 0,70 mg/dl. Colesterol hdl: 52,0 mg/dl. Trasaminase Glutâmica oxalacética (TGO/AST) 17,0 U/L. Trasaminase glutânea pirúvica (TGP/ALT) 18,0 U/L. Triglicerídeos: 141,0 mg/dl.

    ResponderExcluir
  17. boa tenho TGO 115 e TGP 159,8. ESTOU COM O QUE?

    ResponderExcluir
  18. Por favor, quem souber pode me dar uma orientação :sexo feminino TGO48 e TGP 60 isto significa o que?

    ResponderExcluir

 

PATOLOGIA CLÍNICA © 2012

SIGA-ME NO GOOGLE+