2 de outubro de 2012

O que é Hepatograma e quais exames fazem parte?

Olá galera laboratorial, tudo bem? No laboratório, todos os exames têm seu papel e importância. E muitas vezes, um irá complementar o ou... thumbnail 1 summary

Olá galera laboratorial, tudo bem? No laboratório, todos os exames têm seu papel e importância. E muitas vezes, um irá complementar o outro. Existem o que conhecemos como exames específicos e exames não específicos.          Porém, todos auxiliarão a clínica para o diagnóstico do paciente. O Hepatograma é um conjunto de exames específicos do fígado. O médico, quando desconfia de algum problema nesse órgão, juntamente com o histórico relatado pelo paciente, junto com os sintomas, vai pedir o hepatograma e pode também pedir exame de imagem. O hepatograma é bastante solicitado e bastante comum dentro de um laboratório de emergência.



HEPATOGRAMA, VALORES DE REFERÊNCIA.


O que é Hepatograma?



Hepatograma é um conjunto de elementos que o laboratório dosará utilizando o soro do sangue que informará sobre o funcionamento do fígado e também das vias biliares. O fígado é o maior órgão interno e desenvolve funções importantes para o organismo. Por isso, o hepatograma é também conhecido como Provas da função hepática.

Quais os exames do hepatograma?



Os exames que compõe o hepatograma são as transaminases: ALT (alanina aminotransferase) e AST (aspartato aminotransferase) antigamente conhecidas como TGP (Transaminase Glutâmica Pirúvica) e TGO (Transaminase Glutâmica Oxalacética), respectivamente; Mas hoje em dia, a sigla TGP e TGO é ainda bastante utilizada pelos médicos.
Também fazem parte as enzimas fosfatase alcalina e Gama Glutamil transpep-tidase que elevam seu valor na corrente sanguínea quando há lesões das vias biliares. 
Bilirrubinas (Direta, indireta e Total), LDH (lactato dresidogenase), TAP (tempo de protrombina ativada) , Albumina e o 5' Nucleotidase.

Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

4 comentários

  1. Eu achei ótimo encontrei a resposta que eu queria muito obrigado por ter me esclarecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom poder ajudá-la. Obrigado pelo elogio e volte sempre.

      Excluir
  2. Olá, gostaria de saber se existe alguma relação entre este exame e uma suspeita de melanoma. Obrigada!

    ResponderExcluir