5 de outubro de 2012

A transaminase TGP.

Fígado com cirrose A TGP que significa Transaminase Glutâmica Pirúvica , atualmente conhecida com ALT ( alanina aminotransferase ... thumbnail 1 summary

Fígado com cirrose


A TGP que significa Transaminase Glutâmica Pirúvica, atualmente conhecida com ALT (alanina aminotransferase) é uma enzima que está presente em grande quantidade no citoplasma dos hepatócitos. 
Como a TGP é uma enzima intracelular, quando ocorre a lesão dos hepatócitos, ocorre um aumento dessa enzima na corrente sanguínea.


Através da dosagem da TGP o médico pode analisar a condição do fígado. É por isso que o Exame TGP é um dos elementos que compõe o Hepatograma. Recomendamos que você leia "O que é hepatograma e quais exames fazem parte?"
O Exame TGP é habitualmente relacionado com o TGO (transaminase glutâmica oxalacética), pois assim como a TGP existe em grande quantidade no citoplasma dos hepatócitos, a TGO encontra-se nas mitocôndrias das células hepáticas. Assim, o médico pode, no caso de hepatite ver se a lesão é extensa= Quando o TGP>TGO, ou se a lesão é profunda=Quando a TGO>TGP em altas elevações.
Em hepatite aguda as aminotransferases podem alcançar valores 100 vezes os valores de referância. Porém, valores correspondentes de 20 a 50 vezes são os normalmente encontrados.

Valores de referência: ALT (GTP): 6 a 37 unidade por litro.



Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

2 comentários

  1. A TGP do meu pai deu 100 U/L a consulta não chego ainda. pode dizer o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudemir, fica difícil responder o que seja, pois não temos mais informações clínicas sobre o paciente. E somente o médico está apto para dizer o que seja. Por isso, espere a consulta e lá o médico dirá o que seja.

      Excluir