21 de setembro de 2012

Resumo básico sobre os leucócitos.

São células sanguíneas responsáveis pela defesa humana às doenças e infecções. São formadas na medula óssea e quando maduras são l... thumbnail 1 summary



São células sanguíneas responsáveis pela defesa humana às doenças e infecções. São formadas na medula óssea e quando maduras são lançadas na corrente sanguínea. Alguns leucócitos têm a capacidade de atravessar a parede dos vasos sanguíneos para fagocitar corpos estranhos nos tecidos, principalmente nos tecidos frouxos. O nome desse fenômeno é diapedese.

Como são transportados pelo sangue, estão presente em todo o organismo.  A quan-tidade de leucócito é bastante inferior que as hemácias. Na circulação periférica, temos cerca de 4.000 a 10.000 leucócitos por milímetro cúbico de sangue. Os leucócitos são classificados em granulócitos e agranulócitos.


Denominação dos leucócitos.

Neutrófilos

Representam 70% dos leucócitos na corrente sanguínea. São possuidores de grânulos citoplasmáticos que se coram fracamente em púrpura-avermelhado. Os neutrófilos, quando necessário, realizam a diapedese, para fagocitar bactérias e substâncias estranhas ao organismo.
Os neutrófilos imaturos são denominados bastões. Quando temos mais de 5% de bastões na circulação periférica, temos um desvio à esquerda; presença de células imaturas no sangue periférico. É comum encontra um desvio à esquerda em infecções bacterianas agudas.

 Eosinófilos

Possuem grânulos que se coram em laranja- avermelhado. Seu núcleo geralmente é caracterizado por dois lóbulos ligados por um filamento. Quando um corpo sofre uma reação alérgica tem os eosinófilos aumentados de forma acentuada. Outro caso que causa eosinofilia, ou seja, aumento dos eosinófilos, é quando existe uma infestação parasitária. Quando dentro da normalidade, os eosinófilos corresponde de 1 a 5% dos leucócitos na corrente sanguínea.

Basófilos
São células que liberam histamina contribuindo assim para as respostas alérgicas dilatando e permeabilizando os vasos sanguíneos. Possuem grânulos que são relativamente grandes e que se coram em azul-púrpura. Outro fato importante sobre os basófilos é que eles liberam heparina na corrente sanguínea que previne a coagulação do sangue. Os basófilos funcionam similarmente aos mastócitos, que são encontrados no tecido conjuntivo. Valores normal na circulação: De 0 a 2%.
Monócitos
Os monócitos são leucócitos agranulócitos, pois não possui grânulos em seu citoplasma. Possuem um núcleo e são os maiores leucócitos que existem. Tem a capacidade de realizarem a diapedese, rompendo os vasos e chegando ao tecido frouxo se tornando macrófagos. E como macrófagos podem ingerir bactérias e substâncias estranhas ao organismo. Correspondem normalmente de 1 até 10% dos leucócitos.

Linfócito
São os leucócitos que, no tamanho, mais se aproximam das hemácias. Dos leucócitos, logicamente, são os menores. Na corrente sanguínea, em um milímetro cúbico de sangue, aproximadamente 30% dos leucócitos são linfócitos. São importantes nas respostas imunes específicas do corpo, incluindo a produção de anticorpos. Grande parte deles se localiza no tecido linfóide.

Atenção:

Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

Um comentário