Carregando...

O QUE É HEMOGLOBINA?

A hemoglobina é uma proteína que está presente em nosso sangue, dentro dos eritrócitos que são conhecidos também com hemácias ou glóbulos vermelhos, constituindo aproximadamente 35% do peso da hemácia.
Sua função principal é transportar o oxigênio para todos os tecidos do corpo. Porém, além dessa função, a hemoglobina também participa do transporte de nutrientes às células do corpo.
A hemoglobina é um tetrâmero composto de dois tipos de cadeias de globina. Existem duas cadeias de cada tipo, sendo que um deles contém 141 aminoácidos e o outro contém 146 aminoácidos. Cada cadeia proteica está ligada a um grupo heme; estes possuem um íon de ferro no seu centro, que forma seis ligações coordenadas: quatro com átomos de azoto do grupo planar de porfirina, uma a um átomo de azoto da proteína e outras a uma molécula de O2. É uma proteína alostérica, pois a ligação e a libertação do oxigênio são reguladas por mudanças na estrutura provocadas pela própria ligação do oxigênio ao grupo heme.



Para se combinarem com o oxigênio, os eritrócitos precisam contê-lo em quantidade suficiente, e, isto, depende dos níveis de ferro presentes no organismo. A deficiência de ferro no organismo leva a um quadro conhecido como anemia.

Complete sua pesquisa: 






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. oi ja tive 3 filhos o primeiro morreu logo após o parto,por axficçia e poutros e tive que tomar uma injeção de hemoglobina e a médica disse que cada vez que tivesse filho eu teria que tomar essa vaçina,tive um aborto em 2010 e não tomei o que pode acontecer comigo ou com o bebe se eu quiser ter outro filho,e o que é realmente o que eu tenho com meu sangue que nessecito dessa vacina?por favor espero resposta obrigado.

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir

 

PATOLOGIA CLÍNICA © 2012

SIGA-ME NO GOOGLE+