22 de setembro de 2012

O que é anemia falciforme? Por que afeta mais a raça negra?

  A nemia falciforme é uma doença que afeta as hemácias, preferencialmente na raça negra. Porém, pode afetar a raça branca também.... thumbnail 1 summary


 Anemia falciforme é uma doença que afeta as hemácias, preferencialmente na raça negra. Porém, pode afetar a raça branca também. Os glóbulos vermelhos, na anemia falciforme, deixam de possuir o formato arredondado e elástico, passando a possuir a forma de uma foice, originando o nome "falciforme".

O que causa a anemia falciforme?



Nas anemias falciformes temos a presença da hemoglobina S, que é uma variante da hemoglobina. A hemoglobina S está ligada a uma mutação no gene b-globínico, que codifica as cadeias ß da Hb. Um indivíduo pode ser heterozigótico para a mutação (AS), quando só um dos genes globínicos está mutado ou Homozigótico (SS), ou Heterozigótico composto (SC, SD, SO-Arab, Sı-talassemia) quando os dois genes beta globínicos estão afetados, neste caso há doença conhecida como drepanocitose, que são as hemácias anormais com forma de foice.
Outra pergunta que vale a pena fazer: 

Por que a Anemia Falciforme afeta mais os negros? 


Vamos em frente...

As hemácias em forma de foice, ou seja, a drepanocitose é mais comuns no Norte e Ocidente da África, no Médio-Oriente, Índia e Bacia do Mediterrâneo. Isso por que nessas regiões a malária é endémica. E nas Zonas Globais onde existe Malária, existe uma incidência muito grande de Drepanocitose, por quê? Vamos continuar...





  
As hemácias em forma de foice, ou seja, a drepanocitose é mais comuns no Norte e Ocidente da África, no Médio-Oriente, Índia e Bacia do Mediterrâneo. Isso por que nessas regiões a malária é endémica. E nas Zonas Globais onde existe Malária, existe uma incidência muito grande de Drepanocitose, por quê? Vamos continuar...

O protozoário causador da Malária, o Plasmódium, possui uma afinidade pelas hemácias arredondadas, ou seja, as normais! E nas regiões citadas acima, uma pessoa com glóbulos vermelhos normais são os mais afetados pela Malária. E quando as pessoas nessas regiões contraem a drepanocitose ficando com as hemácias em forma de foice, sai da mira do Plasmódium, causador da Malária.  Claro que essa explicação é uma teoria de especialistas.

Quais são as principais consequências da anemia Falciforme no Organismo?

1-    Dores fortes pelo corpo devidos o bloqueio dos vasos sanguíneos. Pois formato anormal das hemácias em forma de foice e não arredondadas se transportam com dificuldade pelos vasos mais finos.
2- Falta de oxigenação no corpo, pois as hemácias afetadas pela drepanocitose não carregam a quantidade normal de moléculas de oxigênio.

3- Dores articulares por causa da má circulação.

Clique na IMAGEM para ampliar!!!
Clique na IMAGEM para ampliar!!!


 Palidez, pois hemácias anormais não carregam a quantidade correta de hemoglobina.

5- Feridas na perna.

6- Problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais;

E muitas outras.



Como é feito o diagnóstico?


Logo no nascimento, é realizado o exame popularmente conhecido como o Teste do Pezinho na intenção de detectar a anemia falciforme e outras doenças genéticas. Porém, o exame laboratorial que serve para detectar AF é a eletroforese de Hemoglobina para detectar hemoglobina S. Eu prometo que em breve postarei aqui no nosso blog, uma postagem sobre eletroforese de hemoglobina.
Quem tem anemia falciforme precisa de acompanhamento médico constante, pois ainda não há cura para a doença.


E aí, o que achou da postagem? Não saia sem deixar um comentário. Até mais.
lEIA TAMBÉM:



TAGS: FALCIFORME TEM CURA? ANEMIA FALCIFORME HEMOGLOBINA S O QUE É ANEMIA FALCIFORME? POR QUE ANEMIA FALCIFORME AFETA MAIS OS NEGROS? QUAL A RELAÇÃO DA ANEMIA FALCIFORME COM MALÁRIA? ANEMIA FALCIFORME E MEDICAMENTOS. TIPOS DE ANEMIA.

Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!