15 de setembro de 2012

O que é anemia aplástica?

Nós sabemos que os elementos figurados do sangue, ou seja, as células, estão na corrente sanguínea cumprindo sua função. Se ... thumbnail 1 summary




Nós sabemos que os elementos figurados do sangue, ou seja, as células, estão na corrente sanguínea cumprindo sua função. Se você não sabe qual a função de cada célula sanguínea, não tem problema, relembre agora antes de prosseguir na leitura: Elementos Figurados do Sangue.


As hemácias, conhecidas também como glóbulos vermelhos ou eritrócitos, os leucócitos e as plaquetas, não vivem em nosso organismo para sempre. Elas tem um período na circulação. Por exemplo, uma hemácia vive em média 120 dias na corrente sanguínea. É assim com os leucócitos e plaquetas também. 

E quem é que repõe novas células na circulação? A medula óssea. Nela se encontra a célula precursora, a Stem Cell, a célula mãe, a pluripotente! Leia o post Medula Óssea:A fábrica das células sanguíneas.

Quando a medula óssea está com algum problema, a produção dessas células essenciais para a sobrevivência do homem começa a declinar. Ocorrem então diversos sintomas, incluindo anemia.

Então, anemia aplástica é uma doença que afeta a medula óssea afetando a produção das células sanguíneas. 

Recomendo que leia a postagem Fatores que podem causar lesão da medula óssea para complementar o assunto. 





Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

Um comentário

  1. trabalho numa faculdade e tem laboratório de anatomia tenho direito de insalubridade

    ResponderExcluir