15 de setembro de 2012

Medula Óssea: A fábrica das células sanguíneas.

A medula óssea é um tecido gelatinoso presente na cavidade interna de diversos ossos do corpo humano. Sua função principal é fabricar os... thumbnail 1 summary

A medula óssea é um tecido gelatinoso presente na cavidade interna de diversos ossos do corpo humano. Sua função principal é fabricar os elementos figurados do sangue periférico: Hemácias, leucócitos e plaquetas. 

Sendo ela a fábrica das principais células sanguíneas, o que aconteceria se ela fosse lesionada? Muitas doenças poderiam surgir, uma delas, a anemia aplástica. Leia o post: O que é Anemia Aplástica?

É na medula óssea que está a célula mãe, a precursora, as Células-Troncos que tem a capacidade de se dividir dando origem a muitas outras.Por isso que hoje em dia se mencionam inúmeros tratamentos com células-troncos, pesquisas e as campanhas pedindo doações dessas células que podem salvar vidas. Nós aqui no blob já publicamos Passo a passo para se tornar um doador. Leia e veja como pode ajudar pessoas.

 Principais doenças que afetam a medula óssea:
  • Aplasia de medula óssea;
  • Síndrome mielodisplásica;
  • Anemia aplástica;
  • Leucemia;
  • Leucemia mielóide aguda;
  • Trombofilia;
Olá Técnicos em laboratório, biólogos, enfermeiros, estudantes e amigos. O mundo da Patologia clínica precisa de você: Ajude a divulgar o blog em suas redes sociais, como por exemplo, mandando esta postagem agora para o Facebook e Twitter. Agradecemos e isso nos incentivará a escrever cada vez mais.

Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!

Nenhum comentário

Postar um comentário