20 de setembro de 2012

Hematopoiese: O que é?

Em nosso sangue encontramos pelo menos três tipos de células: Hemácias, leucócitos e plaquetas. O que é hematopoiese? Como podemos defi... thumbnail 1 summary
Em nosso sangue encontramos pelo menos três tipos de células: Hemácias, leucócitos e plaquetas. O que é hematopoiese? Como podemos definir essa palavra? Vamos lá...
Hamatopoiese é a formação das células do sangue; Ela estuda todos os fenômenos ligados à origem, multiplicação e maturação das precursoras células sanguíneas dentro da medula óssea. 

Em quantos períodos se divide a hematopoiese?


PERÍODO EMBRIONÁRIO E FETAL.


Essa fase se inicia no primeiro mês de vida pré-natal. As primeiras células – conhecidas como eritroblastos primitivos - surgem fora do embrião.  Depois, na sexta semana, começa a hetatopoiese no fígado que acaba tornando o principal órgão hematopoiético nas fases iniciais e intermediárias na vida do feto. 
Logo, ainda na fase intermediária, o baço e os nodos linfáticos passam a desenvolver certa importância, mas menor que o fígado que continua sendo o principal.
Só na segunda metade da vida fetal é que a medula óssea começa a se tornar a principal produtora de células sanguíneas. 

PERÍODO PÓS-NATAL.

Assim que nascemos, o fígado para de produzir as células sanguíneas; assim, a medula óssea passa a ser a principal produtora de eritrócitos, granulócitos e plaquetas.  As conhecidas células-tronco, ou células progenitoras, ou células mãe, são mantidas dentro da medula óssea. São elas que geram as células sanguíneas.
Os linfócitos B continuam a ser produzidos na medula e órgãos linfoides secundários e os linfócitos T são produzidos no timo e também nos órgãos linfoides secundários.
Após o nascimento, apenas parte da medula óssea é ocupada pela hematopoiese. Com o tempo, ela vai sendo ocupada. Mais tarde apenas os ossos chatos (crânio, vértebras, gradil torácico, ombro e pelve) e as partes proximais dos ossos longos (fêmures e úmeros) serão locais de formação.                    

Se este blog foi útil para você, peço que se inscreva no meu canal no Youtube.



INSCREVA-SE!!!