GRANDE E PEQUENA CIRCULAÇÃO.

É pelo sistema fechado ou circulatório que o sangue exerce sua função. Por esse sistema passam as células sanguíneas: hemácias, leucócitos e os restos celulares, as plaquetas. E não podemos esquecer-nos do plasma que mantém essas células em suspensão.


A circulação está dividida em dois segmentos:





Circulação Sistêmica ou Grande circulação:

É a grande circulação que vai transportar o sangue aos tecidos do corpo humano, nutrindo assim as inúmeras células existentes. Na Circulação Sistêmica ou Grande Circulação o sangue passa do átrio esquerdo ao ventrículo esquerdo pela válvula bicúspide ou mitral. Do ventrículo esquerdo é bombeado para o corpo saindo pela válvula aórtica e artéria aorta, retornando ao átrio direito pelas veias cavas.




Circulação Pulmonar ou Pequena Circulação.





Através da pequena circulação o sangue é transportado até os capilares pulmonares, onde ocorrerão as trocas gasosas com o ar, contidos nos pulmões, nos alvéolos pulmonares. As vênulas e veias da circulação pulmonar transportam o sangue oxigenado até o átrio esquerdo, para desaguar no ventrículo esquerdo e, finalmente, ser bombeado para todos os órgãos.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

PATOLOGIA CLÍNICA © 2012

SIGA-ME NO GOOGLE+