Carregando...

Adicional de Insalubridade no laboratório de análises clínicas.

Como prometido em nosso Perfil no Facebook, vamos falar um pouco sobre adicional de insalubridade em laboratórios de análises clínicas, o que causa muitas ações trabalhistas contra laboratórios. Primeiro, vamos entender sobre o adicional de insalubridade.



Quem tem direito ao adicional de insalubridade?

Todos os trabalhadores que são expostos à uma série de fatores que são nocivos a saúde. Por isso, nós, técnicos de laboratório temos direito ao adicional de insalubridade. Durante o cumprimento de nosso dever profissional estamos expostos a agentes nocivos à saúde segundo a tolerância do Ministério do Trabalho e Emprego.


O que regulamenta as regras do adicional de insalubridade?

É regulamentada pela NR-15 da Portaria nº 3214/78.


Quais são os graus da insalubridade?

Grau mínimo, onde se paga o adicional de 10% sobre o salário mínimo da região.
Grau médio, onde se paga o adicional de 20% sobre o salário mínimo da região.
Grau máximo, onde se paga o adicional de 40% sobre o salário mínimo da região.




Qual o grau da insalubridade na patologia clínica? 

Bom, como estamos expostos à agentes biológicos, vamos no anexo 14 da NR-15.


Insalubridade de grau máximo (40%):


Trabalho ou operações, em contato permanente com:

1-pacientes em isolamento por doenças infectocontagiosas, bem como objetos de seu uso, não previamente esterilizados;

2-carnes, glândulas, vísceras, sangue, ossos, couros, pêlos e dejeções de animais portadores de doenças infectocontagiosas (carbunculose, brucelose, tuberculose);

3-esgotos (galerias e tanques);

4-lixo urbano (coleta e industrialização).



Insalubridade de grau médio (20%)

Trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material
infectocontagiante, em:

- hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana (aplica-se unicamente ao pessoal que tenha contato com os pacientes, bem como aos que manuseiam objetos de uso desses pacientes, não previamente esterilizados);

- hospitais, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados ao atendimento e tratamento de animais (aplica-se apenas ao pessoal que tenha contato com tais animais);

- contato em laboratórios, com animais destinados ao preparo de soro, vacinas e outros produtos;

- laboratórios de análise clínica e histopatologia (aplica-se tão-só ao pessoal técnico);

- gabinetes de autópsias, de anatomia e histoanatomopatologia (aplica-se somente ao pessoal técnico);

- cemitérios (exumação de corpos);

- estábulos e cavalariças;

- resíduos de animais deteriorados.


Pela NR-15, anexo 14, vemos que o nosso direito é de 20% sobre o salário mínimo e se você trabalhou em algum laboratório e recebeu menos, pode questionar seus direitos na justiça antes de completar dois anos após sua saída da firma para que sua petição seja protocolada. 

Até mais.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

26 comentários:

  1. recepcionista de laboratorio de analises clinicas tambem recebem insalubridade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dependendo de onde trabalhar sim, por exemplo, se tem contato com pessoas doentes dentro do hospital sim.

      Excluir
  2. eu gostaria de saber se obrigatorio receber insalubridade pq sou tec e numca ganhei nada a nao ser o salario minimo pq nem o salario de tec eles nao quer pagar e eu quem faço tudo no laboratorio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro que sim. É lei e o laboratório que não paga insalubridade está fora da lei. você pode processar sua firma e receber tudo na justiça.

      Excluir
  3. boa noite gostaria de saber quanto devo receber de insalubridade só lembrando sou téc em analises clinica e trabalho ja faz 2 anos e numca recebi insalubridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A insalubridade para técnico é de 20% do salário.

      Excluir
  4. Olá eu gostaria de saber se a insalubridade também se aplica ao Aux. de Farmácia de Manipulação de sólidos (remédios)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende se o local de trabalho é dentro de um hospital.

      Excluir
  5. Sou atendente de laboratório, também tenho direito desse adicional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de onde está o seu trabalho. Se trabalha dentro de hospital, e tem contato com doentes, sim.

      Excluir
  6. Ola trabalho como recepcionista em um laboratorio atendo todos os tipos de pessoas tenho direito de Insalubridade tambem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, desde o momento em que se tem contato com pacientes tem sim direito a insalubridade.

      Excluir
  7. Boa noite.Eu sou tecnico de um laboratorio de uma faculdade de medicina, e estou em contato com formol partes de de animais sangues,sangue contaminado para laminas ossos e outros materiais, gostaria de saber de quanto seria a minha insalubridade ?????

    ResponderExcluir
  8. Estudante de pós graduação que tem a sala de estudo em contato com gases tipo nítrico? (porque a sala de estudo é entre a sala de química e a saída). Tem insalubridade? Pode requerer alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, acho que não. Pois insalubridade é para trabalho e não curso ou pos graduação.

      Excluir
    2. Que coisa, né? Será que pode abrir um processo contra as condições insalubres?

      Excluir
  9. Gostaria de saber se tenho direito de recebr a insalubridade. Sou tec do controle de qual. e entro em contato com Cepas, uma vez por semana. Já teve uma tecnica q levou a empresa na justica e perdeu. A empresa alegou que era minimo o contato.

    ResponderExcluir
  10. Sou corno, também devo receber insalubridade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk...insalubridade nao...mas deveria saber qual o grau da sua carga viral...kkkkk

      Excluir
  11. Trabalho em um laboratório de Analises clinicas, setor de TI (Tecnologia da Informação) Adentro ao setor de Bioquímica, e trabalho em manutenção dos computadores em todo setor. tenho direito a Salubridade?

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde trabalho em uma clinica de endocrinologia q é um posto de coleta tb, sou auxiliar de laboratório, no período da manhã eu coleto e no período da tarde faço triagem nos pacientes, como os pacientes são maioria diabéticos eu tenho q fazer o teste de Glicemia capilar... Eu gostaria de saber se eu me enquadro no direito de receber há insalubridade?

    ResponderExcluir
  13. Ola fui recepcinista de um laboratorio e sempre tive contato com os pacientes em seus atendimentos. A advogada daempresa disse que recepcionista nao tem direito a insalubridade! Eu tenho ou nao tenho? Como provar?

    ResponderExcluir
  14. Olá,boa tarde! Sou tecnica em quimica trabalho no labolatorio de uma farmacia de manipulaçao como tecnica de laboratorio,trabalho com substancias psicoativos e citostaticas.tenho direito a insalubridade?

    ResponderExcluir
  15. Precisa de um software laboratorial? Não perca tempo, conheça o software ExamLab gratuitamente!

    ResponderExcluir

 

PATOLOGIA CLÍNICA © 2012

SIGA-ME NO GOOGLE+